O capítulo brasileiro da Smacna formou, na última quinta-feira (12), os 33 alunos do seu 23º Programa de Educação Continuada em Tratamento do Ar, fruto do convênio entre a entidade técnico-científica e a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava).
Ministrado por Antonio Luis de Campos Mariani e Oswaldo de Siqueira Bueno, o curso tem por objetivo a formação e atualização dos profissionais do setor, utilizando análises de casos práticos, apresentando procedimentos para resolução de eventuais problemas, aliado aos fundamentos teóricos relacionados, motivando os alunos a debates e desenvolvimento de exercícios e projetos.
Durante a cerimônia de formatura, Mariani, que concebeu o programa junto com o engenheiro Raul Bolliger Jr., relembrou que a primeira turma começou em 1997, e desde então, o curso vem contribuindo para o desenvolvimento do setor há 23 anos.
“O programa é referência no setor de AVACR. O conteúdo ministrado começa pelos fundamentos do tratamento do ar, baseado em experiências reais, passando por toda a experiência do professor Raul Bolliger Jr., que militou por mais de 50 anos como engenheiro de ar condicionado e tratamento do ar”, disse.
- Smacna Brasil comemora 30 anos e empossa nova diretoria
- Competição global de inovação descortina ar-condicionado do futuro
- ABNT atualiza norma de ventilação para cozinhas profissionais
Segundo o professor, a espinha dorsal do Programa Smacna é baseada na experiência que Bolliger teve durante sua vida profissional. “Escrevemos juntos todo o conteúdo ministrado, fizemos uma seleção de assuntos e temas, e conseguimos constituir uma série de abordagens exploradas no Programa Smacna”, informou Mariani.
Oswaldo Bueno, também docente do Programa Smacna, destacou a relevância do curso. “É de extrema importância para o dia a dia do profissional o que ministramos”, salientou.
As inscrições e a programação do 24º Programa Smacna de Educação Continuada em Tratamento do Ar estão disponíveis no site da Smacna Brasil.