A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA, em inglês) acaba de adicionar novos fluidos frigoríficos de baixo potencial de aquecimento global (GWP) à sua lista de alternativas aceitáveis para substituições no mercado norte-americano.
Um dos compostos aprovados é o fluido refrigerante Opteon XP44 (R-452A), cujo GWP é 51% menor que o do HFC-404A. O fluido à base de hidrofluorolefina (HFO) foi listado para uso em retrofits e novos equipamentos de refrigeração utilizados em transporte, além de unidades de condensação remotas.
Comercializada pela Chemours, a substância foi projetada especificamente para aplicações em que são necessárias baixas temperaturas de descarga do compressor.
Por sinal, muitos dos principais fabricantes mundiais de equipamentos já anunciaram a aprovação, a adoção e o uso do XP44 como substituto do R-404A.
Leia também
Chemours inicia construção de fábrica de R-1234yf
Países fecham acordo histórico para eliminar HFCs
Opteon poderá reduzir 325 milhões de toneladas de GEE até 2025
A nova listagem da EPA também estendeu as aplicações do Opteon XP40 (R-449A) para retrofits e novos equipamentos de armazenagem frigorificada e instalações de refrigeração industrial.
Anteriormente, a EPA havia listado o XP40 como um refrigerante aceitável para aplicações de refrigeração comercial.
Segundo a Chemours, o XP40 fornece aos proprietários de equipamentos e empreiteiros do setor uma excelente solução para substituir o HCFC-22 ou o HFC-404A em novas instalações ou retrofits, com uma melhoria de até 12% na eficiência energética e um GWP 67% inferior ao do HFC-404A.
O Opteon XP40 também foi testado e aprovado pelos principais fabricantes de equipamentos e está sendo amplamente utilizado em milhares de sistemas em todo o mundo.
“O seu ótimo equilíbrio de propriedades – em particular, a sua não inflamabilidade –, eficiência energética e compatibilidade com equipamentos projetados para funcionar com R-22 e R-404A oferecem ao produto uma vantagem distinta em relação às outras opções de baixo GWP”, destaca o comunicado da companhia à imprensa.
A EPA ainda expandiu o uso aceitável do Opteon XP10 (R-513A) para desumidificadores residenciais novos e retrofits. Este refrigerante também já foi aprovado por vários fabricantes de equipamentos.
De acordo com a Chemours, o Opteon XP10 é uma mistura azeotrópica e não inflamável desenvolvida para substituir o HFC-134a em inúmeras aplicações, incluindo chillers e sistemas de refrigeração comercial.
O Opteon XP10 oferece uma redução de 55% no GWP em comparação com o HFC-134a, ao mesmo tempo que mantém propriedades e desempenho semelhantes, revela a empresa.
“Nossos clientes exigem que estejamos na vanguarda tecnológica para que eles possam enfrentar os desafios em evolução no seu dia a dia”, diz Diego Boeri, vice-presidente global da divisão de fluorquímicos da Chemours.
“Essa nova lista da EPA garante a disponibilidade dos nossos fluidos refrigerantes de baixo GWP para as mais diversas aplicações dos nossos clientes”, enfatiza o executivo.