Principal sazonalidade do comércio de ventiladores e ar-condicionado, o verão começa hoje (21), às 20h22 (horário de Brasília).
Por influência do El Niño, as temperaturas dos próximos três meses ficarão acima da média histórica do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Nesta semana, os brasileiros já tiveram uma pequena amostra de como será a estação mais ensolarada de todas.
As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro registraram, na terça-feira (18), o dia mais quente do ano.
- Split mal instalado na casa de Bolsonaro vira piada nas redes
- Samsung lança canal de suporte para instaladores
- St. Marche economiza até 11% com energia após retrofit do R-404A
De acordo com o Google, as pesquisas por “ar condicionado” no principal buscador da internet cresceram 420% nas últimas duas semanas.
Enfim, o desconforto térmico e os males à saúde provocados pelo calor intenso fizeram disparar as vendas de condicionadores de ar no País.
Na unidade paulistana da Única Ar Condicionado, os pedidos de splits hi-wall residenciais de 9 mil BTU/h e 12 mil BTU/h cresceram 50% esta semana, em relação à semana passada.
“A demanda pelos modelos de janela também cresceu bastante”, informa o empresário Rodrigo Men.
Agenda lotada
Quem também comemora a chegada destes dias mais quentes são os instaladores de ar-condicionado.
Em Boituva (SP), o instalador Silvio de Souza, proprietário da SDS Climatização e Elétrica, está com sua agenda de serviços lotada.
“Não tenho como atender mais ninguém neste fim de ano”, diz o empresário, que trabalha no ramo há 23 anos.
Inclusive, enquanto conversava com a redação do Blog do Frio no início desta tarde via internet, ele estava instalando duas máquinas LG Dual Inverter de 12 mil BTU/h na casa de um cliente.
“Estou instalando, em média, três aparelhos por dia”, revela Souza, ao enfatizar que só recomenda produtos da LG e da Daikin para seus clientes.
“Aliás, na semana que vem, vou instalar duas máquinas da Daikin”, afirma.
Calor infernal
Onde também não falta trabalho para os profissionais de climatização é na “infernal” São José do Rio Preto (SP), cidade em que os termômetros costumam passar dos 35 ºC durante o dia nesta época do ano.
“Aqui tem serviço todos os dias. Se quiser, dá até para trabalhar 24 horas por dia”, conta o instalador José Luiz Borges, mais conhecido no mercado como Zé Cavalo.
“Outro dia, estava consertando a geladeira de um cliente à noite, por volta das 21h, e o termômetro marcava 29 ºC. Agora, estou instalando um split no quarto de um cliente onde o termômetro está marcando 35,5 ºC”, diz
“Enfim, ninguém aguenta esse calor, o que é bom demais para nós, instaladores”, conclui.