A NexoAr, startup paulistana do ramo de instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado, encerrou 2019 faturando R$ 6 milhões. O valor é quase o triplo do faturamento registrado no ano anterior.
Em apenas quatro anos de atividades, a empresa viu sua receita crescer impressionantes 1.715%. Qualidade dos serviços prestados e parcerias com players estratégicos do setor foram os principais responsáveis por essa expansão acelerada, segundo o diretor executivo da empreiteira, Diego Camargos.
Mas se engana quem pensa que 2019 deixará saudades para os negócios da NexoAr, que, além de instalar condicionadores de ar, tem feito manutenções corretivas e preventivas em centrais de água gelada (CAGs) e em sistemas de expansão direta com volume/fluxo de refrigerante variável (VRV/VRF) em quase todo o País, principalmente por causa da Lei do PMOC.
“Em 2020, nosso crescimento vai ser ainda maior”, garante o empresário, ao lembrar que a companhia está prestes a ampliar sua parceria com um distribuidor multimarcas para atender clientes no litoral de São Paulo, desde Bertioga até Ubatuba, na divisa com Paraty (RJ).
“Queremos estar presentes em toda a riviera paulista”, diz Camargos, salientando que o comércio é um dos principais distribuidores da Daikin, marca de ar-condicionado mais instalada pela NexoAr. “Aliás, já somos o principal instalador de cassetes e multisplits da indústria japonesa no Brasil”, comemora.
Para continuar crescendo a passos largos no segmento, a prestadora de serviços pretende intensificar os investimentos em capital humano ao longo de 2020.
Paralelamente a isso, a NexoAr já está implantando um sistema de gestão integrada (ERP, na sigla em inglês) para otimizar todos os seus processos administrativos.
- PMOC acelera crescimento da NexoAr no mercado de climatização
- Indústria amplia portfólio de chillers compatíveis com HFOs
- CFT esclarece dúvidas sobre PMOC e emissão de TRT
“O objetivo é ter todos os nossos departamentos conversando entre si, desde o nascimento de uma obra, na sua fase de orçamento e projeto, até sua conclusão e entrega para o cliente”, explica.
Na avaliação do executivo, o ambiente macroeconômico do País deverá favorecer a expansão do volume de negócios da empresa e contribuir para que seus objetivos sejam alcançados em 2020.
“Este será um ano realmente promissor, mas só vai crescer no mercado de ar condicionado quem tiver coragem de arriscar a fazer coisas novas. Quem continuar fazendo a mesma coisa que sempre fez, irá morrer”, prevê.
Por sinal, a inovação é um dos principais pilares de sustentação da NexoAr no setor, segundo o consultor de marketing da empresa, Alex Camargos.
“A expertise trazida à empresa por seu fundador, que já trabalhou em fabricantes e até em concorrentes, também tem sido fundamental para alavancar o número de clientes atendidos”, ressalta.
Parceiros felizes
A satisfação dos principais parceiros da NexoAr com a instaladora ficou nítida durante a confraternização de fim de ano promovida pela empresa em dezembro na capital paulista.
“Essa nossa parceria é, realmente, muito importante para nós, pois somos fabricantes de um produto com muita tecnologia embarcada e que, para funcionar conforme projetado e garantir a satisfação do cliente, precisa ser muito bem instalado”, justificou o diretor comercial da Daikin, Júlio Passos.
De acordo com o diretor comercial da Unis Ar Condicionado, Mário Sérgio Lopes, a tendência é que a parceria com a empreiteira paulistana seja ampliada e chegue a outras regiões do Brasil, devido à sinergia entre o time de engenharia da NexoAr e a equipe de vendas do distribuidor que tem apenas três anos de mercado.
“Já abrimos um escritório no Rio de Janeiro e sabemos que, para crescer mais, precisamos estar ao lado de bons parceiros”, disse o empresário, ao destacar que a Unis tem atuado em todo o território nacional e registrado volumes excepcionais de vendas em pouco tempo de vida.