A famigerada Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (Ashrae) anunciou que vai se mudar para um edifício de energia zero (net zero energy building, em inglês), a aproximadamente 16 quilômetros da sua sede atual, em Atlanta.
A reforma do prédio da década de 1970 custará US$ 15,7 milhões e criará uma edificação moderna e de alto desempenho, afirma o comunicado da entidade.
“A Ashrae está entusiasmada por demonstrar uma liderança inovadora em nosso setor, transformando um edifício comercial existente em um ambiente construído de última geração”, disse a presidente da associação, Sheila J Hayter.
- Ar-condicionado vestível refresca corpo humano sem gastar energia
- Índia adota 24 ºC como temperatura padrão para ares-condicionados
- Modernização de sistemas frigoríficos reduz emissões de carbono
“Queremos que nossa nova sede mundial seja um exemplo de tudo o que defendemos como entidade e tudo o que nossa indústria tem a oferecer”, destacou a engenheira
Para ela, “esse projeto servirá como um modelo para outras organizações que desejam incorporar abordagens e projetos semelhantes em instalações novas e existentes em todo o mundo”.
A Ashrae revelou que o edifício renovado da sede mundial será projetado para fornecer um espaço de trabalho tecnologicamente atualizado e de ponta para seus membros, funcionários e público em geral.
“Acreditamos que a renovação de edifícios existentes representa a melhor oportunidade única para causar um impacto significativo na sustentabilidade, resiliência e eficiência energética”, explicou Hayter.
“A reutilização de edifícios existentes e a manutenção do carbono incorporado nessas estruturas são sinônimo de sustentabilidade. Nosso desafio é empreender um processo de modernização que abordará a singularidade desse prédio, fazendo isso de maneira econômica”, acrescentou.
A Ashrae informou que planeja se mudar para a nova sede até outubro de 2020.