O grupo chinês Midea está pronto para lançar oficialmente na Europa o sistema de ar condicionado residencial Easy Series R-290, que utiliza o propano como fluido refrigerante, um hidrocarboneto inflamável de baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês).
A nova linha de splits, exibida na Mostra Convegno Expocomfort (MCE), em Milão, na Itália, foi elogiada por sua alta eficiência, baixo nível de ruído e controle rigoroso da segurança dos materiais.
Devido às suas características tecnológicas inovadoras, o produto recebeu no evento o certificado Blue Angel, selo ecológico mais antigo do mundo, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.
Leia também
- Indústria de ar-condicionado reforçará investimentos no Brasil
- Grupo estuda diretrizes para o manuseio seguro de fluidos refrigerantes
- Midea decide usar substituto do R-410A
Segundo a Midea, que está comemorando seu 50º aniversário este ano, o Easy Series R-290 é o primeiro eletrodoméstico do gênero a receber esta certificação.
A empresa informa que passou nove anos resolvendo os problemas técnicos e desenvolvendo os componentes centrais da máquina, incluindo o compressor para R-290, o trocador de calor, a válvula de expansão eletrônica, o inversor de frequência e os esquemas de proteção de segurança.
Por isso, o aparelho, que atende às diretrizes da Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, obteve mais de 200 patentes nacionais e internacionais.