O Conselho Global da Cadeia do Frio Alimentar (GFCCC, na sigla em inglês) lançou um fundo em homenagem a Eric Prieur, um dos passageiros do voo 302 da Ethiopian Airlines, cujo avião caiu logo após a decolagem em 10 de março deste ano.
Classificado como um visionário do segmento, o executivo era, desde 2015, diretor de sustentabilidade da cadeia de frio da Carrier e, na ocasião, ele estava viajando para Nairóbi, no Quênia, onde iria palestrar num encontro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A criação do Fundo Memorial de Pesquisa Eric Prieur para a Sustentabilidade da Cadeia do Frio foi possível graças a uma concessão da sua ex-empregadora, que fará duas doações anuais consecutivas de US$ 50 mil, revela o comunicado distribuído à imprensa.
Os objetivos do fundo são reduzir as perdas e o desperdício de alimentos, as emissões resultantes de gases de efeito estufa (GEE) e o desperdício de água, assim como expandir a cadeia do frio alimentar sustentável e aumentar a conscientização global sobre a importância do setor.
Especificamente, os recursos do fundo serão usados para desenvolver estudos de caso e refinar dados por meio do Pnuma, além promover outras atividades relevantes nos países em desenvolvimento, incluindo projetos-piloto.
- Executivo da Carrier morre em desastre aéreo
- Cadeia do frio reduziria 23% das perdas de alimentos na África subsaariana
- Conheça Frederick McKinley Jones, o fundador da Thermo King
“Eric Prieur sempre abordou o tópico de sustentabilidade e, particularmente, o de perda e desperdício de alimentos, com muita energia e paixão”, ressalta o comunicado, ao lembrar que, “em seu papel nos negócios de refrigeração da Carrier, Eric foi frequentemente convidado a falar em eventos em todo o mundo e aumentou o nível de participação e liderança da empresa em escala global”.
“De forma altruísta, ele se deu, de coração e alma, a um movimento que era maior do que ele próprio, e ele fez isso com graça, sinceridade, bom humor e amizade que nunca esqueceremos”, disse Jon Shaw, diretor de sustentabilidade da Carrier Transicold.
“Ele estava na vanguarda da liderança de mudanças reais em projetos na Índia, Vietnã e Filipinas, e a designação desse fundo visa garantir que seu bom trabalho continue a beneficiar o desenvolvimento da cadeia do frio em todo o mundo”.
Como um dos membros fundadores do GFCCC, Eric estabeleceu relações com organizações como o Pnuma, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Green Climate Fund e o Global Environment Fund.
“A criação desse importante fundo, que honra o trabalho e a visão de Eric de reduzir o desperdício de alimentos e apoiar atividades sustentáveis da cadeia do frio, expandirá e incentivará uma maior participação entre nossos membros e outras partes interessadas”, declarou Kevin Fay, diretor executivo do GFCCC.