O instalador de ar-condicionado José Luiz Borges, 52, não resistiu às complicações de saúde causadas pela covid-19 e morreu na madrugada desta sexta-feira (8), na Santa Casa de Misericórdia de São José do Rio Preto, a 415 quilômetros de São Paulo.
Criador do personagem Zé Cavalo Pendurador, o refrigerista, que trabalhava no setor havia 12 anos, estava sedado e intubado na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital do município paulista desde 29 de dezembro.
Sua morte causou imensa comoção entre os colegas do setor, devido a seu grande carisma e bom humor. Com frequência, Zé Cavalo postava em suas mídias sociais vídeos irreverentes e didáticos sobre boas práticas em refrigeração.
Leia também
- Coronavírus infecta refrigerista mais querido do Brasil
- Zé Cavalo continua sedado e intubado em UTI
- Resolução do CFT define atribuições de técnicos em refrigeração
Para o presidente do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar no Estado de São Paulo (Sindratar-SP), Carlos Trombini, ele era “dono de uma alegria contagiante” e foi um “profissional e empresário além de seu tempo”.
Segundo o empresário, o instalador “deixa um legado fantástico”, pois buscava sempre o “aperfeiçoamento profissional e nunca se furtou de compartilhar o conhecimento adquirido”.
“O mundo perde um ser humano extraordinário e um apaixonado pela vida, por sua família, por seus amigos e por sua profissão”, escreveu o engenheiro em sua conta no LinkedIn.
“Zé Cavalo não tinha concorrentes, tinha amigos”, acrescentou Trombini, salientando que “Deus me deu a honra de conhecê-lo e trocar ideias” com ele.