Problema enfrentado por praticamente 10 entre 10 refrigeristas instaladores que têm a própria empresa e atuam como autônomos, a falta de um planejamento de gestão é responsável por fazer com que esses profissionais trabalhem períodos de até 14 horas por dia, sem que tenham tempo para efetivamente desenvolver o negócio.
“Ao invés de atuar como empresário e dono do empreendimento, o refrigerista se torna empregado de si mesmo, correndo para apagar incêndios o dia inteiro apenas para fazer o seu negócio sobreviver”, comenta o master coach Fabio Dutra Cavalcanti, que fez carreira na Carrier, empresa na qual chegou ao posto de gerente nacional da divisão de ar condicionado residencial.
Com quase 20 anos de experiência em empreendedorismo no mercado do frio, o especialista formou-se nos Estados Unidos, teve uma empresa de vendas de peças e insumos para o setor e foi diretor nacional de vendas da Fontaine, empresa do Grupo Jaguar.
- Asbrav promove curso de psicrometria para profissionais de refrigeração
- Indústria e comércio de ar-condicionado premiam instaladores
- Cultura da gambiarra agrava riscos de acidentes na indústria do frio
Para elevar o patamar profissional dos refrigeristas instaladores, Fabio Dutra reuniu todo o conhecimento sobre o dia a dia desses profissionais, as dificuldades que enfrentam e a experiência como coach para lançar o Workshop Reinstale-se.
O Reinstale-se é um treinamento presencial de oito horas de duração que será realizado no dia 16 de março, na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.
Apenas 20 profissionais de refrigeração e climatização participarão desse curso, no qual receberão conhecimentos essenciais sobre gestão, técnicas de vendas, marketing, empreendedorismo, finanças, liderança e negociação.
Durante um dia inteiro de imersão, eles terão acesso a todo o conteúdo do workshop e do site. Além disso, terão vários bônus como acompanhamento como coach de negócios individual e pessoal; palestra ensinando como ter e fazer um script de vendas “matador”; curso mostrando como ter alta performance pessoal e profissional; dicas de como vender tudo por meio do marketing digital e como falar em público com maestria e ser um perito em palestras e treinamentos.
O especialista ressalta que os alunos aprenderão a aumentar suas habilidades como empresários, a partir de táticas de negociação e ferramentas de gestão práticas e de uso diário. Paralelamente, saberão como recrutar, contratar e montar um time vencedor, além de definir e acompanhar metas e objetivos desafiadores. Cada inscrição custa R$ 597,00, valor bem abaixo de outros cursos do gênero que existem no mercado.
“Meu sonho é transformar, desenvolver e profissionalizar o setor, ajudando os refrigeristas a se tornarem líderes diferenciados, mostrando a cada um deles como pensam e agem os grandes distribuidores e como usar o marketing com sabedoria, para que possam aumentar as vendas e ter uma receita previsível”, afirma.
Segundo o especialista, o Reinstale-se dedica-se a ensinar “o caminho das pedras” para que os refrigeristas consigam encarar e superar os principais problemas cotidianos, como a falta de ou pouco conhecimento sobre gestão.
“Basicamente, a maioria dos refrigeristas desconhece as ferramentas certas de gestão para executar tarefas de forma mais fácil e intuitiva. Por isso, esses profissionais acabam se sentindo impotentes diante de todos os problemas da empresa e não sabem como fazê-la crescer. Eles sabem que o negócio pode crescer, mas não exatamente o que fazer para tal”, finaliza.