Os desafios ambientais das últimas décadas – notadamente o esgotamento da camada de ozônio e a crise climática – forçaram diversos setores econômicos, incluindo a indústria de refrigeração e ar condicionado, a pensar de forma mais sustentável.
É nessa perspectiva que o especialista de serviços técnicos e desenvolvimento de mercado da Chemours no Brasil, Lucas Fugita, ministrará webinário gratuito nesta quinta-feira (19), a partir das 19h (horário de Brasília), para estudantes e profissionais do setor de todo o País.
Em resposta às demandas globais relacionadas à proteção do meio ambiente, “há uma forte tendência para a adoção de fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global [GWP, na sigla em inglês], principalmente hidrofluorolefinas (HFOs) puras e misturas”, diz.
“Assim como muitos outros países, o Brasil está implementando normas mais rigorosas para a indústria de refrigeração”, destaca Fugita, lembrando que “o Protocolo de Montreal e a Emenda de Kigali têm influenciado todo o cenário regulatório do setor”.
- Linhares recebe curso inédito de climatização automotiva
- Instaladores têm novo programa de capacitação da Philco
- Adoção de novos fluidos refrigerantes exige capacitação
No entanto, prossegue o engenheiro químico, é crucial que as empresas e os profissionais do segmento estejam preparados para se adaptar e atender a ambos os tratados internacionais.
Além da busca por fluidos inofensivos à camada de ozônio e de baixo GWP, a eficiência energética é uma preocupação. “O foco não está apenas na escolha do refrigerante em si, mas em como ele pode otimizar o desempenho geral dos sistemas frigoríficos”, acrescenta.
Para participar o evento, que será transmitido pela plataforma Go To Webinar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível neste link.