Apesar da retração de 4% registrada pela indústria brasileira de climatização e refrigeração em 2020, o crescimento das vendas do sistema Lokring de união de tubos a frio fabricado pela alemã Vulkan na sua planta em Itatiba (SP) superou dois dígitos no ano passado.
O mercado de instalação e manutenção de sistemas de ar condicionado com fluxo de refrigerante variável (VRF) é o que mais tem demandado a tecnologia inovadora da indústria europeia, segundo o diretor de vendas da divisão Lokring da multinacional da América do Sul, Mauro Mendonça.
“É difícil prever o que vai acontecer com o segmento de refrigeração e ar condicionado em 2021, mas o fato é que 2020 foi um ano excelente para nossa empresa em termos de vendas”, afirma.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), as instalações de equipamentos centrais despencaram 6,4% no ano passado.
Leia também
- Juntas Lokring caem no gosto dos instaladores de VRF
- Lokring viabiliza manutenção de geladeiras com R-600a em condomínios
- Vulkan comemora navegação independente do submarino Riachuelo
As instalações de máquinas VRF, porém, seguiram na direção contrária à da crise que afetou a indústria de climatização e cresceram 4%, totalizando 184 mil toneladas de refrigeração (TR) instaladas.
O ramo de refrigeração doméstica também tem demandado mais o sistema Lokring de união de tubos sem solda, inovação com a qual reparos em refrigeradores podem ser feitos sem as restrições impostas à brasagem nos edifícios residenciais.
“O sistema Lokring é amplamente utilizado na China, Coreia do Sul, Inglaterra e EUA. Isso ainda vai acontecer por aqui, principalmente por causa da adoção cada vez maior de fluidos refrigerantes inflamáveis (A3) e levemente inflamáveis (A2L) no mercado de refrigeração e ar condicionado”, destaca.
O investimento nessa tecnologia, reforça Mendonça, proporciona rápido retorno para os técnicos do setor, uma vez que agiliza seus serviços.
“Conheço muitos exemplos de profissionais que estão ganhando muito dinheiro em seus serviços utilizando o sistema Lokring. Cá entre nós, eles não divulgam isso para a concorrência. Afinal de contas, como diz o velho ditado, em terra de cego, quem tem um olho é rei”, arremata o executivo.