As vacinas contra a covid-19 desenvolvidas em parceria entre a AstraZeneca e a Universidade de Oxford devem chegar ao Brasil, vindas da Índia, nesta sexta-feira (22). A informação foi dada pelo Ministério das Comunicações por meio de nota oficial na tarde de hoje (21).
As duas milhões de doses, fabricadas pelo laboratório indiano Serum, serão despachadas por meio de um voo comercial da companhia aérea Emirates. A previsão é que a carga chegue ao Rio de Janeiro no fim da tarde de amanhã.
O voo da Emirates primeiro pousa no Aeroporto Internacional de Guarulhos e, em seguida, a carga será embarcada em outro avião com destino ao Aeroporto Internacional do Galeão.
Leia mais
- Refrigeração inadequada prejudica distribuição de vacina na Europa
- Controle de temperatura de vacinas é desafio contra covid-19
- Zé Cavalo morre aos 52 anos, vítima da covid-19
O governo brasileiro tenta desde a semana passada trazer a carga de imunizantes do país asiático. A previsão inicial era que elas estariam aqui no domingo passado (17). Contudo, o governo da Índia recuou e as autoridades brasileiras passaram a dialogar para liberar a carga.
A Índia anunciou nesta semana a exportação de vacinas para seis países, sem incluir o Brasil. Na noite de ontem, o secretário de Relações Exteriores da Índia, Harsh Srhingla, confirmou à Agência Reuters a liberação da exportação.
O presidente Jair Bolsonaro publicou nas suas redes sociais sobre a liberação das exportações da vacina e cumprimentou o ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, e os servidores do Itamaraty pelo trabalho.