Embora a cotação do cobre esteja em queda gradual neste ano, o preço do metal ainda se encontra acima de US$ 8 mil a tonelada, e esta commodity tem variação de valor de acordo com o andamento da economia mundial. Nesse sentido, o mercado do HVAC-R global tem se mexido em busca de alternativas mais baratas e escaláveis.
Esse é o caso da italiana Tecnogas, fabricante do tubo flexível FastPipe, tecnologia importada exclusivamente pela GTS Milano, que desde o ano passado está investindo na ampliação de sua unidade em Arujá (SP). Largamente usado na Europa, o produto promete ter o mesmo alcance no País.
O tubo é construído com multicamadas. A partir da mais externa, tem-se a seguinte sequência de fabricação – revestimento protetor anti-UV do polietileno; célula química de polietileno isolada; revestimento anti-UV e anti-IR; polímero barreira; fibra sintética de grande resistência; película de alumínio de quatro camadas; e tubo de poliamida long-chain. Nas extremidades, batente, porca e inserção, com encaixe “helix” em latão.
- 4 mitos que ainda afetam o setor de energia solar no Brasil
- Novo split da Xiaomi promete resfriar ambiente em 30 segundos
- Ar-condicionado ‘gastão’ vai sair do mercado
Fabricado na Itália, o FastPipe pode ser usado em instalações com os hidrofluorcarbonos (HFCs) R-32, R-134a, R-404A, R-407C e R-410A. A temperatura de funcionamento vai de 30 °C negativos a 110 °C positivos e suporta uma pressão máxima de trabalho de até 100 bars.
Já disponível em diversas revendas pelo País, o produto é comercializado em duas apresentações (3 e 5 metros) e, brevemente, em 10 metros de comprimento. Pode ser encontrado em quatro diâmetros diferentes – 1/4”, 3/8”, 1/2” e 5/8”.
“O preço ainda equivale à instalação feita com cobre, pois se trata de uma nova tecnologia, com multicamadas. Com o tempo e o aumento de escala, os preços certamente vão se tornar cada vez mais atrativos. Por outro lado, o FastPipe reduz em até 60% o tempo gasto na instalação”, explica o diretor comercial da GTS Milano, Thiago Porto.
O executivo complementa que a tecnologia do tubo flexível pode se tornar um divisor de águas para o mercado nacional de ares-condicionados, como já ocorre na Europa.
A GTS Milano informa estar bastante satisfeita com os primeiros resultados dessa nova linha de produtos e espera impactar positivamente os profissionais do setor com a contratação de novos distribuidores interessados em nível nacional.
“A indústria do HVAC-R está em constante evolução, visando trazer economia, eficiência, sustentabilidade e bem-estar para a sociedade. Com isso, os sistemas de instalação de equipamentos split não ficam para trás. As vantagens são inúmeras e a performance do produto impressiona”, conclui Porto.
Comments 1