A DHL Supply Chain instalou placas solares superfinas em 16 caminhões frigoríficos da Polar, transportadora pertencente ao grupo especializada em cadeia fria para a indústria de saúde. O objetivo é reduzir o consumo de combustível e emissões de gases de efeito estufa (GEE) durante o transporte de cargas do gênero.
De fácil instalação e operação, a tecnologia inovadora pode proporcionar uma redução de cerca de 5% no consumo de combustível (que é mais elevado, em função do sistema de refrigeração) e de quatro toneladas GEE por caminhão anualmente.
Com os bons resultados, a companhia estuda levar o sistema para grande parte da frota da Polar, atualmente com cerca de 350 veículos, e, em um segundo momento, uma parte da malha da própria DHL Supply Chain, conforme revela um comunicado da empresa.
“Nesse projeto, temos o ‘casamento’ da necessidade de reduzir custos e emissões com uma tecnologia economicamente viável e que se adaptou bem a realidade brasileira. A DHL tem a meta de zerar suas emissões até 2050 e, para isso, estamos utilizando diversas soluções. Esse sistema, especialmente, é muito versátil, pode ser instalado pela nossa própria equipe e demanda pouca manutenção, nos auxiliando a manter nossa eficiência”, afirma Marcos Cerqueira, vice-presidente de saúde da DHL Supply Chain, no comunicado.
O sistema se conecta diretamente ao motor e à bateria auxiliando na alimentação de ambos. A placa é tão fina (3 mm) que seu peso não influi no conjunto, bastando ser fixada no teto do baú após limpeza.
- Riscos do TFA do R-1234yf são insignificantes, confirma estudo
- Abrava emite alerta sobre refrigerantes inflamáveis
- IPCC pede descarbonização rápida e profunda da economia
Para o motorista, não há procedimentos adicionais – a manutenção é feita na base -, não afetando a produtividade do profissional e do time de manutenção. O equipamento possui ainda monitoramento inteligente de desempenho, cujas informações podem ser acessadas remotamente via aplicativo ou descarregadas na base. Por enquanto, a DHL Supply Chain tem instalado uma placa por veículo, mas existe a possibilidade da instalação de mais.
A tecnologia utilizada foi desenvolvida pela TRAiLAR, startup que surgiu em um programa da inovação aberta da DHL no Reino Unido. A TRAiLAR foi a grande vencedora do programa, sendo acelerada. Tanto que, atualmente, a startup já vendeu seus sistemas solares para unidades da DHL na América Latina (além do Brasil) e na Europa. Ela também comercializa a solução para outros clientes.
Os veículos com o equipamento transportam, de forma geral, medicamentos, vacinas, testes clínicos e insumos de saúde em todo o Brasil. “É importante ressaltar também que as placas são resistentes a chuva e conseguem captar energia mesmo com o clima nublado e à noite, dado sua grande eficiência energética, até 960 Watts por dia, em média”, afirma Miquele Lioi, diretor da Polar.
Além deste projeto, a DHL Supply Chain desenvolve ações sustentáveis como o uso de veículos elétricos (ou movidos a combustíveis alternativos) e bicicletas para entregas urbanas, um centro de distribuição com uma usina solar na cobertura, que gera quase toda a energia que é consumida no local, e a utilização de equipamentos elétricos nos armazéns, como paleteiras e transpaleteiras, além de painéis solares para recargas dos veículos.
Comments 3