A Trane está lançando no mercado europeu três resfriadores de líquido e bombas de calor para pequenos edifícios comerciais, instalações industriais e processos fabris.
Os equipamentos integram a linha compacta City e operam com uma hidrofluorolefina (HFO) pura de baixíssimo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês).
Com capacidades de 180 kW a 385 kW, as máquinas dessa linha utilizam energia renovável, água geotérmica e águas residuais para torná-las 38% mais eficientes com carga parcial do que os requisitos da União Europeia.
- América do Norte adota planos distintos para redução de HFCs
- JC unifica operações de manutenção predial da BR Properties
- Fabricante de ar-condicionado investe em energia eólica
Segundo o fabricante, além do fluido frigorífico de menor impacto climático, os equipamentos usam energia renovável, água geotérmica e água residual para fornecer capacidade de aquecimento até 80 ºC.
O Trane City Comfort, informa a companhia, é um chiller para edifícios de escritórios, hotéis, pousadas, refrigeração, aquecimento e climatização de centros de dados.
A máquina também pode ser usada em pequenos processos industriais, como alimentos e bebidas, e em pequenas propriedades agrícolas, como vinícolas.
Já o Trane City Process é um chiller variante que fornece resfriamento para processos industriais em linhas de produção de alimentos e bebidas, armazéns e pistas de patinação no gelo, podendo resfriar até -12 ºC.
Finalmente, o Trane City Booster é uma bomba de calor água-água que fornece água quente a temperaturas entre 50 ºC e 80 ºC. Ele é projetado para aplicações como aquecimento de alta temperatura, abastecimento de água quente sanitária, sistema de climatização distrital e recuperação de calor.
De acordo com a indústria irlandesa, o Trane City Booster fornece energia a partir de águas residuais ou sistemas geotérmicos a 5 ºC a 30 ºC.