Policiais aduaneiros do Malta Freeport, um dos portos mais movimentados da Europa, continuam a descobrir grandes quantidades de cocaína sendo contrabandeadas em unidades frigoríficas de contêineres.
No domingo (14), 76 pacotes da droga, pesando 91,25 quilos e com um valor estimado de € 10,3 milhões, foram descobertos nos sistemas de refrigeração de três equipamentos.
Segundo um comunicado distribuído pelas autoridades à imprensa, essa apreensão foi a terceira na última semana, envolvendo seis contêineres refrigerados e mais de 200 quilos da droga.
Na operação de ontem, os agentes encontraram a substância ilegal em três contêineres originários da América do Sul. Dois estavam a caminho de Durres, na Albânia, e o outro iria para Tessalônica, na Grécia.
Na terça-feira (9), 20 pacotes de cocaína, pesando 24 quilos, foram encontrados num outro contêiner proveniente da América do Sul, que estava a caminho de Tirana, na Albânia.
No domingo anterior (7), dois contêineres refrigerados foram descobertos com um total de 76 pacotes de cocaína, pesando 91,2 kg, no compartimento da unidade de refrigeração.
Ambos os contêineres transportavam frutas e transitaram da América do Sul para Malta, supostamente numa rota com destino a um “Estado membro da União Europeia”.
Neste ano, 606,45 kg de cocaína, com um valor estimado de € 68,2 milhões, foram apreendidos pela alfândega maltesa.