Como parte de um amplo processo de reorganização estratégica, a Toshiba anunciou nesta semana que celebrou um acordo vinculativo com a Carrier para vender sua participação na joint venture Toshiba Carrier por aproximadamente US$ 870 milhões.
A sociedade entre as indústrias japonesa e americana foi formada em 1999, com a Toshiba detendo 60% das ações da empresa que projeta e fabrica sistemas de ar condicionado com fluxo de refrigerante variável (VRF) e comerciais leves de alto desempenho.
De acordo com o presidente e diretor executivo da multinacional asiática, Satoshi Tsunakawa, “alienar certos ativos não essenciais é um interesse de longo prazo da empresa, seus acionistas, clientes, parceiros de negócios e funcionários”.
Já o fabricante norte-americano disse que “a aquisição planejada fortalecerá a posição da Carrier em um dos segmentos de ar condicionado de mais rápido crescimento, bem como escalará sua plataforma global de produtos VRF com tecnologia líder e diferenciada e a adição de uma marca renomada a seu portfólio”.
Leia também
- PIB do setor de refrigeração e ar condicionado cresceu 9,8% em 2021
- Chemours fornece HFO para os Jogos Olímpicos de Inverno
- Autosserviço, uma tendência no varejo de refrigeração
“A Carrier vê um potencial de crescimento significativo nos segmentos globais de sistemas VRF, comerciais leves e bombas de calor e estamos entusiasmados com a oportunidade de expandir nossos negócios por meio dessa aquisição estratégica”, declarou o presidente e diretor executivo da multinacional americana, Dave Gitlin.
“A experiência comprovada em pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Toshiba Carrier e seus funcionários talentosos serão grandes adições à estratégia de canais multimarcas da Carrier”, acrescentou o executivo.
Segundo a Carrier, a aquisição incluirá todos os centros de P&D da Toshiba Carrier e operações globais de fabricação, linha de produtos e uso a longo prazo da marca Toshiba, que continuará mantendo participação acionária de 5% na empresa.