O governo do Tocantins abriu, na semana passada, um curso profissionalizante de climatização e refrigeração residencial na penitenciária de Formoso do Araguaia, a 320 quilômetros de Palmas, a fim de atender 14 presos de nove unidades diferentes do estado.
Com carga de 180 horas/aula, a qualificação irá gerar 13 dias de remição na pena de cada um dos custodiados participantes.
Quem está ministrando as aulas é o custodiado J.M.A., da unidade penal de Palmas, que foi selecionado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), algo inédito no País.
Segundo o comunicado distribuído à imprensa pelo governo do estado, J.M.A. tem experiência por ter lecionado em escolas privadas e no Sistema S.
Leia também
- Detentos de Manaus participam de curso de refrigeração residencial
- Plano sueco incentiva reciclagem de refrigerantes automotivos
- Mudança climática acelera destruição da camada de ozônio
“Vamos ensinar elétrica básica, instalação, recuperação e desinstalação, fluidos refrigerantes e muito mais. O meu grande foco é passar meus conhecimentos, para que eles possam ter uma vida digna lá fora”, revelou o docente.
R.M.C, custodiado em Formoso do Araguaia, disse que a capacitação irá contribuir com o seu retorno ao mercado de trabalho logo que sair do sistema.
“O curso aqui vai ser bom para mim, minha expectativa é muito boa. Eu estou saindo agora e esse profissionalizante vai facilitar para trabalhar na área”, afirmou.
Comments 1