O bilionário Elon Musk causou mais uma agitação no mercado. Dessa vez, ele sugeriu que sua empresa, a Tesla, entraria no setor de ar condicionado residencial.
A ideia do empresário é aumentar o tamanho do equipamento instalado em seus carros elétricos para uso doméstico, segundo reportagem do site da revista ACHR News.
Embora menos ambiciosa do que seus planos de colonizar Marte, e sem quase todos os detalhes, a proposta atraiu considerável interesse do público em geral e da indústria de climatização.
Mas o sistema de ar condicionado da Tesla é realmente tão inovador? É mesmo tão bom? De acordo com os últimos dados de uma pesquisa da Consumer Reports, a resposta a essa segunda pergunta é, realmente, não.
James McQueen, especialista em comunicação da empresa de pesquisa, diz que “a Tesla não se sai tão bem em nossas classificações, em parte por causa dos problemas de confiabilidade que os proprietários nos relataram sobre as bombas de calor e o ar-condicionado em seus Teslas”.
Muitos consumidores reclamam na internet que as bombas de calor dos veículos da marca apresentam desempenho inferior em climas frios.
A Tesla lançou seu sistema de bomba de calor Octovalve em março de 2020. O objetivo do produto, lembra a reportagem, era permitir que a Tesla mantivesse a eficiência ao começar a produzir veículos maiores, como o modelo SUV Y.
Leia também
- Distribuidores contestam proibição de cilindros descartáveis nos EUA
- Vendas de ar-condicionado com gás inflamável aumentam na China
- Ferramentas: é melhor cuidar delas
Mark Wilson, um especialista em ar condicionado entrevistado pela publicação norte-americana, descreveu o sistema de climatização da Tesla como um mini-split sem dutos de alta eficiência e com melhor filtragem de ar do que a encontrada em muitos aparelhos no mercado.
Por sinal, a filtragem do ar é outro elemento-chave do sistema da Tesla, uma vez que a empresa inclui nele filtros de partículas de alta eficiência (HEPA, na sigla em inglês).
Segundo Scott Merritt, outro especialista ouvido pela reportagem, a maioria dos consumidores não entende os diferentes tipos de filtragem.
Em geral, diz Merritt, as pessoas sabem que HEPA “significa algo bom”, mas não sabem como funciona esse tipo de filtro ou quais são suas vantagens.
A Tesla também oferece o que chama de “modo de defesa contra armas biológicas”. Essa configuração pressuriza a cabine do carro para minimizar a entrada de ar externo.
Embora seja útil em situações como um incêndio florestal, o nome dramático mostra por que as pessoas prestam atenção quando Musk fala sobre qualquer assunto, inclusive sobre ar condicionado.