Quando ouvimos falar em tecnologia Inverter, logo vem à nossa mente sistemas de ar condicionado do tipo split ou VRF, correto? Mas agora ela também está disponível para os compressores destinados à refrigeração comercial.
É isso mesmo, pessoal. Em visita à Fispal 2019, tive o privilégio de visitar alguns estandes de empresas cujos equipamentos já possuem inversores de frequência.
Nesse caso, não estou falando do compressor rotativo Inverter que já se conhece no mercado, mas sim de compressores alternativos, também chamados de compressores de pistão.
- Manuseio e utilização de R-600a exigem atualização profissional
- Resoluções do CFT regulamentam atividades dos técnicos em refrigeração
- Refrigerista ensina jovens de baixa renda a consertar lavadoras
Como sabemos, a tecnologia Inverter está fortemente vinculada ao conceito de eficiência energética. Sua adoção resulta em menor consumo de energia elétrica e baixíssimo nível de ruído.
Além disso, o compressor alternativo Inverter para refrigeração comercial pode ter a vida útil maior que o convencional, uma vez que não há picos de partida causando fadiga no bobinado do motor elétrico ao longo dos anos, e as partes mecânicas ficam ainda mais íntegras, por manter uma lubrificação constantemente adequada.
Mecânicos e técnicos em refrigeração que gostam de novidades devem ficar atentos. Assim como os smartphones foram um sonho que virou realidade, a tecnologia Inverter vem ganhando seu espaço na refrigeração residencial e comercial.
Cabe a nós, portanto, o papel de nos preparar para essa realidade, que logo, logo vai tomar conta do segmento. Quem se qualificar antecipadamente, vai ter muitas vantagens como profissional da área.
* Anderson Oliveira é professor e fundador do canal Intac Treinamentos no YouTube