
Na apresentação realizada pela TCL na Bienal de São Paulo na última quinta-feira, a marca deixou claro: Inteligência Artificial e Qualidade do Ar Interno são hoje grandes prioridades no campo do ar condicionado.
Segunda maior exportadora global de condicionadores de ar – que desde 2022 também produz alguns itens no Polo Industrial de Manaus (PIM) – a empresa chinesa promete mostrar na próxima Febrava, em setembro, que mal começou no Brasil.
A pré-estreia de boa parte disso – já que as novidades tecnológicas têm viajado rápido lá fora e acabam chegando aos poucos por aqui -, teve como palco o Teatro da Bienal de SP, em sintonia com o conceito de obras de arte atribuído pela empresa aos novos lançamentos.
“Tudo é igual” acabou
Há cerca de um ano, encontro semelhante mostrava ao mercado local novidades como a linha FreshIN 2, que em apenas um semestre, deixou claro que o consumidor brasileiro encontra-se receptivo à alta tecnologia para conciliar seu conforto térmico à saúde e economia energética.
Segundo o gerente de produto ar-condicionado Álvaro Ruoso, tal sinalização positiva do consumidor abriu caminho para a rápida chegada, agora, da terceira geração do produto, assim como no incremento da linha VRF, igualmente uma prioridade na empresa.
“As pessoas começaram a se preocupar não apenas com a climatização, mas também com a qualidade do ar respirado nos ambientes. Ou seja, acabou o ‘é tudo igual’ em matéria de aparelho ou sistema de ar-condicionado”, afirma.

No caso da TCL, tal necessidade ganhou vida até aqui por meio de certos recursos inimagináveis pouco tempo atrás, pois agora eficiência energética e renovação de ar somam-se às exigências tradicionais do usuário.
Uma preocupação da indústria evidente neste sentido refere-se ao fato de o uso prolongado do ar-condicionado associar-se a pele e vias respiratórias ressecadas, uma vez que a umidade é extraída do local juntamente com o calor.
“Quando você consegue fazer a renovação também recupera os níveis de oxigênio, trazendo para o interior do ambiente um ar filtrado e umedecido”, explica Álvaro, ao resumir a solução contra este problema entregue pela TCL.
- O perigo do teste de pressão usando a substância errada
- Você sabe fazer o teste de continuidade corretamente?
- Você sabe como se recicla uma geladeira?
Os efeitos práticos disso, de acordo com Ruoso, incluem um despertar bem mais disposto, por parte de quem durma com o aparelho do quarto ligado.
Ao mesmo tempo, a filtragem dessa nova geração de produtos inclui os particulados finos, ao possuir 4 camadas, sendo uma delas padrão EPA 2.5, enquanto íons de prata atuam sobre vírus e bactérias com eficácia igualmente amplificada.
Embora o FreshIN 2 já observasse tal aspecto, no FreshIN 3 ele se complementa pela forma bem mais silenciosa como tudo isso ocorre no interior do aparelho, mesmo a poucos metros de quem esteja dormindo.
“O motor responsável pela admissão de ar externo teve seu nível de ruído reduzido de 22 para 16 decibéis, pois trabalha em baixíssima velocidade”, explica Álvaro.

Inteligência Ampliada
Outra tendência percebida no mercado de ar-condicionado também vem forte nas novas linhas TCL, onde o emprego da IA assume novo alcance.
A ideia de que sirva apenas como substituta de luxo dos controles remotos – que tiveram grandes dias de glória anos atrás – a Inteligência Artificial começa a demonstrar novas possibilidades.
“O algoritmo que controla a velocidade do compressor está mais inteligente do que há alguns anos E é por isso que hoje a gente consegue atingir 37% de economia de energia em relação ao inverter normal”, exemplifica Ruoso.

Certamente elementos inovadores também vão estar em alguns produtos ainda distantes do nosso mercado, mas que também logo devem estar movimentando as lojas e portais de eletrodomésticos.
Dentre eles, um split planejado especialmente para cozinhas, área da casa onde os refrigeradores TCL já possuem uma série que dispensa áreas livres ao seu redor para a circulação de ar, um velho sonho de arquitetos e consumidores.