A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) promove amanhã (17) o 1º Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento, um congresso anual criado para exposição dos desafios estratégicos, mercadológicos, institucionais e regulatórios do setor.
O evento reunirá ministros de Estado – entre os quais o da Economia, Paulo Guedes, e a da Agricultura, Tereza Cristina – e lideranças da cadeia produtiva e do mercado de capitais para discutir com especialistas em meio ambiente e governança propostas concretas de responsabilidade corporativa e socioambiental para os supermercados.
“O fórum será sucedido por duas reuniões de trabalho, nas quais as ideias apresentadas serão estruturadas em um relatório que servirá para formação de coalizões integrais, parciais ou individuais entre todos setores participantes”, informa o presidente Abras, João Galassi.
Segundo a entidade, o encontro virtual será aberto ao público. Os interessados em assistir aos debates e apresentações devem se inscrever gratuitamente por meio do site https://esg.abras.com.br/.
Leia também
- Novos chillers reduzem conta de luz em supermercados do GPA
- HFO reduz consumo de energia em supermercados
- Substituto do R-404A também é opção para retrofit do R-22
HFOs em destaque
O gerente de marketing e desenvolvimento de negócios da Chemours na América Latina, Arthur Ngai, será um dos painelistas do fórum da Abras.
O engenheiro químico participará, das 14h30 às 16h, do painel Cases de Sucesso na Cadeia de Abastecimento, no qual falará sobre o uso de fluidos refrigerantes de baixo impacto ambiental em sistemas de refrigeração e ar condicionado.
A proposta é oferecer insights sobre a adoção de alternativas à base de hidrofluorolefinas (HFOs), particularmente os produtos da linha Opteon, que não destroem a camada de ozônio e possuem baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês).
“A Chemours possui diversas soluções e inovações que promovem a sustentabilidade e também a produtividade e eficiência das operações para o setor supermercadista”, ressalta o palestrante.
Segundo Ngai, a área de refrigeração dentro dos supermercados é essencial, pois existem produtos que precisam ser preservados de forma adequada e segura, mas, ao mesmo tempo, ela é um setor que consome quantidade relevante de energia.
“Por meio da linha Opteon, a Chemours oferece soluções que melhoram a performance energética e reduzem o impacto no meio ambiente, contribuindo para a redução do GWP em até 99%”, informa.