O supermercado alemão Lidl foi multado em € 9,2 mil pela agência ambiental da República Tcheca por violar as regras de controle de vazamentos de fluidos refrigerantes estabelecidas no regulamento europeu sobre gases de efeito estufa fluorados (F-Gas).
O varejista não conseguiu fornecer os registros de inspeções de vazamentos durante fiscalizações de seus sistemas de refrigeração e ar condicionado em 21 lojas da rede realizadas pelos agentes tchecos.
Segundo informações divulgadas pelo site britânico Cooling Post, as fiscalizações foram realizadas entre julho e outubro do ano passado, e o estabelecimento não contestou a multa cobrada em março deste ano.
Leia também
- Polícia invade assistência técnica suspeita de falsificar compressores
- O grande mito por trás dos refrigerantes vendidos como naturais
- Fiscais do trabalho apreendem ‘R-134a inflamável’ em empresa de refrigeração
Na União Europeia (UE), os varejistas são obrigados a manter registros das inspeções de vazamentos por pelo menos cinco anos.
Em seu site, a agência tcheca reforça que a realização de testes de vazamento de compostos fluorados nos prazos legalmente estabelecidos é uma das obrigações básicas dos operadores de sistemas de refrigeração e ar condicionado.
Qualquer vazamento detectado deve ser reparado o mais rápido possível por uma pessoa autorizada e o seu registro deve ser inspecionado para garantir a eficácia do reparo, ressalta a agência.
Comments 1