A cidade de São Luís, no Maranhão, foi o palco de mais um curso de climatização automotiva ministrado pelo engenheiro mecânico Sérgio Eugênio da Silva, da oficina e escola profissionalizante paulistana Super Ar.
Promovido entre 24 e 26 de novembro em parceria com a loja BRN Refrigeração, o treinamento atraiu cerca de 30 alunos e destacou-se por abordar desde aspectos básicos até avançados do setor, incluindo a crescente relevância dos carros elétricos e híbridos.
“Em um mundo onde a tecnologia evolui a passos largos, a formação contínua dos profissionais do segmento não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade imperativa”, afirmou o docente.
A inclusão de tecnologias de última geração no curso, como a recicladora Konfort 705R Off Road e o uso do carrinho de Forming Gas para detecção de vazamentos por meio de N2 + H2, ambas fornecidas pela Texa, ajudaram a aprimorar o conjunto de habilidades dos profissionais do setor no tocante a abordagens eficientes e sustentáveis.
“Essas tecnologias não apenas economizam tempo, mas também aumentam a rentabilidade e a precisão do trabalho dos reparadores nas oficinas”, destacou o coordenador da área técnica da indústria italiana, Rodrigo Camilo da Rocha, ao lembrar que o treinamento ainda deu ênfase à eletrônica embarcada em sistemas de ar condicionado, abordando aspectos como a rede CAN e o sinal PWM.
- Especialistas em ar automotivo aprimoram habilidades no ES
- Chemours se prepara para nova fase de expansão no Brasil
- Loja capixaba revoluciona mercado de autopeças no Brasil
Outro ponto alto do curso foi a apresentação dos agentes de limpeza Opteon SF80 e Opteon SF Flush, além do fluido refrigerante Opteon YF (R-1234yf), da Chemours.
“Há tempos, essa hidrofluorolefina [HFO] vem sendo utilizada no mercado de veículos importados no lugar do hidrofluorcarbono [HFC] R-134a”, disse o empresário Brian Macedo Caldas, da BRN Refrigeração.
Os alunos Kevin Roberth Cantanhede Vieira – da KVN Ar Condicionado Automotivo, de São Luís – e Jorbty Alves da Silva – da Liderar Ar Condicionado, de Bragança, Pará – ressaltaram o impacto positivo da capacitação.
“O curso superou minhas expectativas, aprendi muito mais do que imaginava”, comentou Kevin, refletindo o sentimento geral dos participantes.
“Esse treinamento foi uma experiência fantástica. A didática do professor Serginho é de fácil aplicabilidade. Sai de lá cheio de ideias e com muito conhecimento”, acrescentou Jorbty.