
A cidade sul-matogrossense de Três Lagoas será palco, entre os dias 3 e 6 de agosto, de mais um curso de climatização automotiva para mecânicos do setor. A capacitação, promovida pela Brutus Ar Condicionado em parceria com a escola profissionalizante paulistana Super Ar, será ministrada pelo engenheiro mecânico Sérgio Eugênio da Silva.
Segundo os organizadores, a iniciativa tem como objetivo abrir novas oportunidades para os reparadores automotivos na região e disseminar boas práticas de manutenção em carros, caminhões, ônibus, trens e tratores com simulações e demonstrações de equipamentos, permitindo a aplicação imediata em campo dos conhecimentos adquiridos.
“O Brasil vai congelar o consumo de hidrofluorcarbonos [HFCs] de alto potencial de aquecimento global [GWP, na sigla em inglês], entre os quais o R-134a, a partir do ano que vem”, diz o docente, lembrando que, “nesse cenário, é crucial que os profissionais do setor estejam preparados para as mudanças regulatórias que ocorrerão no mercado”.
Durante o curso, os alunos terão contato direto com novas tecnologias, como máquinas recolhedoras, balanças e manifolds digitais de última geração, assim como o fluido refrigerante Opteon YF (R-1234yf) e os agentes de limpeza Opteon SF80 e Opteon SF Flush, produtos fornecidos pela Chemours, indústria química parceira da Super Ar.
“As montadoras instaladas nos EUA, Europa e Japão já utilizam a hidrofluorolefina [HFO] R-1234yf no lugar do R-134a, devido ao GWP ultrabaixo da nova substância”, ressalta.
- Indústria do frio embarca na jornada da descarbonização
- Curso de baú refrigerado abre novos horizontes para mecânicos
- NR-35: Segurança de cima a baixo
“Agora, com a redução drástica da oferta do hidroclorofluorcarbono [HCFC] R-141b, os mecânicos também precisam aprender a trabalhar com as novas soluções disponíveis para substituir esse agente de limpeza nocivo à camada de ozônio e de alto impacto climático”, acrescenta.
O diretor-geral da Brutus Ar Condicionado, Reginaldo Porfírio Pereira, diz que a grande expectativa da loja é continuar ajudando a reduzir a carência de profissionais qualificados na região.
“Por isso, é imperativo que os técnicos recebam treinamentos como os que temos oferecidos aqui no em nosso estado”, afirma.
Até a tarde de hoje (28/7), 12 das 16 vagas disponíveis já haviam sido preenchidas, segundo o comerciante.
O investimento no curso é de R$ 2.300,00. Os interessados em obter mais informações ou garantir vagas podem entrar em contato com a loja pelo telefone (67) 99863-6478.