A Gradient — uma indústria de sistemas de ar condicionado fundada em 2017 por cientistas térmicos, engenheiros e talentos de gigantes como Tesla e Nest — remodelou radicalmente o design do humilde condicionador de ar residencial de janela, concebendo um aparelho 30% mais eficiente que os modelos convencionais.
A startup norte-americana desenvolveu uma solução projetada para economia de espaço que mantém ambientes domésticos climatizados com tecnologia avançada de bomba de calor, controle via app e fluido refrigerante de baixo potencial de aquecimento global (GWP, na sigla em inglês).
O ar-condicionado é essencial para a qualidade de vida e produtividade no trabalho, mas o design básico dos aparelhos de janela não mudou nada em 50 anos, ressalta a empresa.
O CEO da Gradient, Vince Romanin, diz num comunicado à imprensa que a companhia tem a missão de climatizar o mundo, transformando cada casa num espaço mais confortável e saudável, sem prejudicar o meio ambiente.
A Gradient surgiu do Otherlab, um laboratório privado de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de São Francisco que alavancou mais de US$ 40 milhões em subsídios do governo para incubar empresas de tecnologia pesada nas indústrias de manufatura, energia e robótica.
Leia também
- Plano sueco incentiva reciclagem de refrigerantes automotivos
- Mudança climática acelera destruição da camada de ozônio
- Indústria acelera transição para fluidos refrigerantes A2L
“Acreditamos que podemos construir uma solução melhor de ar-condicionado doméstico enquanto lutamos contra a mudança climática”, salienta o executivo.
“O ar-condicionado é uma das amenidades essenciais para manter as pessoas confortáveis e produtivas em um mundo mais quente, mas muitas pessoas ainda possuem aparelhos antiquados, desajeitados, barulhentos, pesados e ineficientes”, lembra.
O eletrodoméstico a ser lançado pela Gradient nos EUA no ano que vem oferece, segundo Ramanin, um design bonito e intuitivo, uma experiência de ar condicionado mais eficiente, elegante e silenciosa e fluido refrigerante ecológico.
“Desenvolver um ar-condicionado melhor é uma das maneiras mais eficazes de ajudar as pessoas a ficarem confortáveis em casa, ao mesmo tempo em que isso ajuda a reduzir as emissões de carbono dos sistemas de climatização”, acrescentou.
De acordo com Romanin, o Gradient foi projetado para ser fácil de instalar e não bloquear a visão como uma unidade de AC de janela tradicional. A empresa, entretanto, não divulgou detalhes técnicos sobre o produto no comunicado à imprensa.
Comments 1