Dona de 18 lojas na região metropolitana de São Paulo e de um portfólio com 501 produtos de marca própria, a rede paulista de supermercados St. Marche já está economizando uma quantidade muito relevante de energia elétrica em sua unidade de Alphaville, em Barueri (SP).
O retorno positivo veio com a troca do hidrofluorcarbono (HFC) R-404A dos sistemas de refrigeração do setor de produtos resfriados (média temperatura) e congelados (baixa temperatura), que gerou uma economia de 11% e 6%, respectivamente. A expectativa é que a economia de energia compense o investimento em menos de um ano.
Fundada 14 anos atrás e focada nas classes A e B, a rede varejista utilizou especificamente essa loja como piloto para futuras alterações em outros locais. Agora, a unidade está utilizando o fluido refrigerante Opteon XP40 (R-449A), um blend à base de hidrofluorolefina (HFO) fornecido pela Chemours.
- Supermercado paulista adota HFO em nova loja
- Danfoss lança condensadora compatível com Opteon XP40
- Senai da Bahia adota substituto do R-404A
Além da redução de custos, a empresa também diminuiu o impacto ambiental daquela loja, visto que essa substância faz parte de uma nova geração de fluidos refrigerantes inofensivos à camada de ozônio e com baixo potencial de aquecimento global (GWP, em inglês). No caso específico do Opteon XP40, seu GWP é 67% menor que o do R-404A.
“Além da economia de energia, ganhamos em desempenho. Os índices de manutenção diminuíram e não detectamos mais problemas com ajustes do sistema”, comenta Alexandre Alves Martins, consultor de manutenção em refrigeração do St. Marche.
Segundo ele, a opção pelo Opteon XP40 compensou mais do que o orçamento para sistemas de CO₂, que demandam uma infraestrutura mais complexa, o que elevaria o custo do projeto e requereria a alteração total dos equipamentos. O processo de retrofit, que contou com a atuação da equipe da Chemours, foi simples e rápido e não interferiu nas atividades da loja.
Para a unidade de Barueri, foram necessários 156 quilos de Opteon XP40 para o sistema de resfriados, que opera em cascata com glicol, e 136 quilos para o sistema de congelados, que trabalha em expansão direta.
Até 2019, a rede espera realizar o retrofit com o Opteon XP40 em mais quatro de suas lojas. “Para a Chemours, o St. Marche se une aos varejistas pioneiros no Brasil comprometidos com operações mais sustentáveis”, afirma Renato Cesquini, gerente de negócios de produtos fluorados da multinacional.