Os tão aguardados splits All Easy Series R-290, linha de condicionadores de ar residenciais apresentada pelo grupo chinês Midea na Mostra Convegno Expocomfort de 2018, em Milão, na Itália, agora estão disponíveis comercialmente na Europa.
Segundo a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido, na sigla em inglês), a primeira remessa dos aparelhos chegou recentemente à sede europeia da empresa, na Alemanha.
“Os condicionadores de ar portáteis com R-290 fabricados pela Midea já estão à venda na Europa há algum tempo, mas a chegada dos splits All Easy Series R-290 é uma virada de jogo [no setor de climatização]”, ressalta a Unido.
A agência da ONU avalia que “a disponibilidade dos splits com R-290 da Midea deve agitar o mercado europeu, conduzindo a uma transição que ajudará a reduzir o consumo de energia e as emissões de gases de efeito estufa [GEE] no continente”.
Eficiência certificada
Dois dos modelos All Easy – um com 2,6 kW (0,7 TR) e outro com 3,5 kW (1,0 TR) de capacidade de refrigeração – foram qualificados para obtenção do selo ecológico Blue Angel. Cada um deles possui 380 gramas de carga de propano, um fluido refrigerante altamente inflamável (A3) de baixo potencial de aquecimento global (GWP).
Ambos os modelos são os únicos aparelhos de ar condicionado do tipo qualificados para usar a certificação Blue Angel, o selo ecológico mais antigo do mundo, criado na década de 1970 pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.
Leia também
- Eliminação de CFCs reduziu aquecimento global, revela estudo
- Relatório da ONU confirma baixo GWP do R-1234yf
- IPCC eleva potencial de aquecimento global do R-32
O rigoroso padrão Blue Angel para splits foi estabelecido em 2016. Para se qualificar para a obtenção do certificado, um sistema deve “usar refrigerantes não halogenados e também sem amônia”, de acordo com Daniel de Graaf, assistente científico da Agência Ambiental Alemã (UBA, na sigla em alemão).
O índice de eficiência energética sazonal (SEER) do produto “precisa ser sete ou mais”, acrescenta o especialista. Além disso, as unidades de ar condicionado precisam ter um coeficiente de desempenho sazonal (SCOP) de pelo menos 4,6.
Um requisito adicional é que os aparelhos devem ser fáceis de limpar e manter para garantir uma alta eficiência energética durante sua vida útil.