Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Política Setorial

SP pode eleger 1º deputado federal do setor do frio no domingo

Candidato quer tornar o HVAC-R menos dependente das importações e mais competitivo nos mercados interno e externo

Por Redação
29 de setembro de 2022
Os engenheiros Carlos Trombini e Marcos Pontes em encontro no interior de São Paulo | Foto: Viviane Nunes/VN Comunicação

O engenheiro mecânico Carlos Trombini poderá ser o primeiro representante da indústria de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (HVAC-R, na sigla em inglês) no Congresso Nacional, caso se eleja deputado federal por São Paulo no próximo domingo (2/10). Neste ano, 1.526 candidatos disputam as 70 cadeiras reservadas aos parlamentares paulistas na Câmara Federal.

Segundo a Constituição, a principal função dos deputados federais é propor, analisar e decidir sobre projetos de lei que tratem de temas de competência da União, além de fiscalizar o poder público, analisar o Orçamento da União e propor a destinação de verbas para projetos em seus estados.

Ex-presidente de entidades representativas do setor em nível nacional e no estado de São Paulo, o candidato pelo Republicanos acredita que, para ser bem-sucedida, uma política voltada para a indústria de climatização e refrigeração deve ser precedida por uma ampla discussão e aprovação das reformas administrativa e tributária.

Para Trombini, ambas são fundamentais para agilizar ações governamentais, tornar a administração pública menos burocrática, garantir segurança jurídica e promover o desenvolvimento do País.

Em recente entrevista ao Blog do Frio, ele enfatizou que “a grande quantidade de tributos diminui a produtividade e a competitividade do País, além de causar desemprego e evasão das empresas”.

  • Refrigerista tenta se eleger deputado estadual no RS
  • Setor de climatização tem candidato a deputado federal em SP
  • Expedição educativa dissemina boas práticas entre refrigeristas

Reconhecido por ter atuado fortemente pela aprovação da Lei 13.589, que trata do famigerado plano de manutenção, operação e controle (PMOC) de sistemas de ar condicionado, o ex-dirigente, aclamado publicamente pelo candidato a governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) como “legítimo representante da indústria paulista”, avalia que estabelecer uma reforma tributária justa é o princípio para beneficiar a cadeia produtiva do frio.

Além de criticar a danosa guerra fiscal entre os estados, que prejudica a economia de regiões inteiras, o candidato defende a criação de uma política de reindustrialização do País como um passo essencial para tornar o HVAC-R menos dependente das importações e mais competitivo nos mercados interno e externo.

De acordo com ele, a cadeia produtiva do frio se ressente até hoje com a saída de parte da produção do País para a China e outros países asiáticos.

“Para viabilizar essas propostas, a ideia é criar uma frente parlamentar que defenda os interesses do nosso setor, estimule a contratação de mão de obra local e a existência de agentes provedores de linhas de financiamento para fomentar principalmente pequenas e médias empresas, além de startups que queiram avançar no mercado”, explica o empresário, que também deseja atuar em frentes parlamentares ligadas à engenharia.

Entre suas propostas para o HVAC-R, destacam-se também apoiar investimentos em iniciativas ligadas às energias renováveis e à segurança hídrica, além de rever o marco legal da energia solar fotovoltaica e propor e acompanhar a regulamentação da Lei do PMOC.

Outra bandeira de Trombini é a valorização das Normas Técnicas Brasileiras (NBRs) e dos profissionais do setor. “Empregamos engenheiros, tecnólogos e técnicos, e há espaço para todos, seja na indústria de transformação, seja no varejo ou no atendimento ao consumidor final. Entretanto, ainda faltam mais profissionalização e capacitação. Falta, por exemplo, oferta de cursos para engenheiros formados, com ênfase em refrigeração, ar condicionado, ventilação e aquecimento”, comenta.

Por esses e outros motivos, o candidato, que já presidiu a Abrava e o Sindratar-SP, afirma, enfaticamente, que “já está na hora de o setor ter representação em Brasília, com o objetivo de lutar pelos nossos interesses”.

O candidato a governador de SP pelo Republicanos,Tarcísio de Freitas, e Carlos Trombini durante encontro no interior do estado | Foto: Viviane Nunes/VN Comunicação

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: AbravaAquecimentoAr CondicionadoCâmara FederalCarlos TrombiniClimatizaçãoCongressoDeputadoEleiçõesEmenda de KigaliHVAC-RPMOCPolíticaRefrigeraçãoRepublicanosSindratar-SPTarcísio de FreitasUniãoVentilação
Post Anterior

Expedição educativa dissemina boas práticas entre refrigeristas

Próximo Post

Emerson aliena negócios na Rússia

Posts Relacionados

PMOC avança no segmento de refrigeração
Engenharia Térmica

PMOC avança no segmento de refrigeração

Por Redação
1 de outubro de 2022
Refrigerista tenta se eleger deputado estadual no RS
Política Setorial

Refrigerista tenta se eleger deputado estadual no RS

Por Redação
18 de setembro de 2022
Setor de climatização tem candidato a deputado federal em SP
Política Setorial

Setor de climatização tem candidato a deputado federal em SP

Por Redação
9 de setembro de 2022
Carlos Trombini, presidente do Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento do Ar no Estado de São Paulo (Sindratar-SP) | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica
Política Setorial

Sindratar-SP sob nova direção

Por Wagner Fonseca
31 de dezembro de 2021
Sindratar-RS elege diretoria para o próximo triênio
Política Setorial

Sindratar-RS elege diretoria para o próximo triênio

Por Redação
13 de dezembro de 2021
Próximo Post
Detalhe do logotipo do website da Emerson | Foto: Postmodern Studio

Emerson aliena negócios na Rússia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.