O governador de Nova York, Andrew Cuomo, determinou que os shopping centers da cidade mais populosa dos EUA instalem filtros de ar com alta eficiência na separação de partículas (HEPA, na sigla em inglês) em seus sistemas de ar condicionado, a fim de evitar a propagação do novo coronavírus.
O anúncio foi feito há duas semanas, antes da reabertura desses estabelecimentos na metrópole. Além do uso do filtro de alta qualidade, o governo está exigindo medidas similares em relação à renovação de ar.
Na coletiva em que divulgou as contrapartidas obrigatórias para flexibilizar o isolamento social na cidade, Cuomo destacou que os filtros HEPA reduzem a quantidade de partículas virais no ar.
Leia também
- Rio de Janeiro amplia horário de shoppings; ar-condicionado exige atenção especial
- Especialistas em climatização lançam diretrizes para prevenção à covid-19
- Resolução do CFT acirra briga entre técnicos e engenheiros
Justificando a exigência, o governador apresentou aos jornalistas estudos da Nasa mostrando que uma partícula do novo coronavírus tem um diâmetro de cerca de 0,125 micrometro.
Os filtros HEPA são projetados para bloquear partículas que medem apenas 0,01 micrometro. Portanto, teoricamente, eles devem oferecer alguma proteção contra o vírus, argumentou Cuomo.
Mas a insistência das autoridades nos filtros HEPA provavelmente sairá cara. Um empresário revelou ao New York Post que não conhecia, até então, nenhum shopping na cidade com esse tipo filtro instalado. Além disso, ele disse que não tinha ideia do custo potencial da instalação de um.
Comments 1