Imagine ser demitido na sexta e na segunda já ter clientes em busca dos seus serviços profissionais. Certamente, poucos brasileiros têm esse privilégio, hoje explicado com indisfarçável orgulho por esse engenheiro mecânico e de segurança do trabalho pela FAAP, também formado em refrigeração e ar condicionado pela USP, com MBA em administração de empresas pelo Mackenzie.
Satisfação igual ou até maior Arnaldo Parra revela ao explicar como assumiu plenamente seu lado empresário, ao retomar com força total os negócios de sua Pósitron Engenharia, “que felizmente nunca fechei”, comemora.
Em tempo recorde, os retrofits da empresa chegaram a clientes como Locaweb, Amcham e Dasa, atendidos a quatro mãos com a Thermotec, do seu parceiro Jorge Mello.
- Indústria do frio quer mais mulheres em postos de comando
- Ashrae investe em prédio autossuficiente em energia
- Conbrava inicia chamada de trabalhos para edição de 2019
Todo esse sucesso, porém, não prejudicou uma atividade que Parra vem desenvolvendo há quase dez anos: a realização de pelo menos 150 eventos, entre cursos e palestras, principalmente sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de ar condicionado.
Muito pelo contrário, esse trabalho acabou se transformando em mais um empreendimento desse nome emblemático do HVAC-R, iniciado no fim do ano passado, em conjunto com a Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
“Abrimos a Academia do Ar 360 para promover a educação, inclusive por ensino a distância (EAD)”, explica ele, lembrando que as aulas se estendem a psicometria, carga térmica e demais matérias usuais da área de climatização e refrigeração.
Um dos motivos extras para o entusiasmo de Parra, ao viver esse novo momento de sua vasta bagagem profissional, é a disseminação de conhecimentos sobre um setor cada vez mais importante no cenário nacional, e de forma bastante acessível, já que o valor médio dos cursos não passa de R$ 300,00.
Experiência
Diante de mudanças estratégicas da Trane nas áreas de peças e partes, provocadas pelo comportamento da economia brasileira, Arnaldo Parra deixou a empresa em meados de 2018, após ter trabalhado na companhia durante mais de 14 anos, divididos em duas ocasiões.
Somados a esses períodos, teve passagens igualmente marcantes por outros nomes relevantes do segmento, casos de Sabroe, Thermotec e Rheem.
Em termos associativos, desde 2001 tem atuado em vários departamentos nacionais da Abrava, entidade na qual responde atualmente pela vice-presidência de comunicação e marketing.