A Embraco e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (Senai-SC) assinam amanhã (23), um acordo de cooperação técnica no valor de R$ 5 milhões, com a finalidade de executar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação.
Segundo a indústria sediada em Joinville, o acordo tem duração de cinco anos e entra em vigor a partir da sua assinatura.
“Para a Embraco, essa parceria estratégica é mais um relevante passo dentro da jornada de mais de quatro décadas de inovação da empresa, que busca entregar soluções de refrigeração cada vez mais eficientes, com impacto positivo não somente para nossos clientes, mas para toda a sociedade”, afirma a vice-presidente de recursos humanos, comunicação, sustentabilidade e relações institucionais da empresa, Ursula Angeli.
- Lucro da Metalfrio recua 50% no 3º trimestre
- Ibama amplia prazo e reduz percentual de corte para importação de R-22
- Senai da Bahia adota substituto do R-404A
Entre os destaques no acordo, estão planejados o desenvolvimento de projetos relacionados à Indústria 4.0 e Internet das Coisas (IoT), o fortalecimento da colaboração com universidades e institutos de pesquisa de Santa Catarina e a criação de espaços para a promoção e estímulo à inovação, incluindo possíveis parcerias com outros atores como startups e estudantes, por exemplo.
O acordo com o Senai soma-se a outros vigentes que a Embraco mantém no Brasil e em outros países com instituições de referência em engenharia, como a Universidade Federal de SC (UFSC), cuja parceria já soma 36 anos.
A companhia conta, em área de pesquisa e desenvolvimento global, com cerca de 500 engenheiros e mais de 120 pesquisadores parceiros alocados em universidades.
A Embraco também investe de 3% a 4% do faturamento líquido em P&D e está entre as empresas privadas com maior número de patentes (1.200) depositadas vigentes no Brasil e nos Estados Unidos.