A Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec) promoverá, nos dias 2 e 3 de dezembro, das 15h às 21h40, no auditório na Ulbra, em Canoas (RS), o Seminário Internacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Seiemi).
No primeiro dia serão apresentados e compartilhados os resultados da Termografia Aplicada à Análise de Danos (Termodan) – incluindo as imagens termográficas colhidas no trabalho – realizada pela Abemec-RS em uma perícia não destrutiva no Viaduto Otávio Rocha, em Porto Alegre.
A técnica permite o registro das variações dinâmicas em tempo real tendo como base a detecção da radiação infravermelha emitida naturalmente pelos corpos com intensidade proporcional à sua temperatura. Com isso, é possível identificar onde há alterações de comportamento em uma determinada estrutura.
“A termografia é uma técnica não destrutiva, eficiente e econômica. Não há a necessidade de estímulo externo na estrutura, pois ela faz a leitura superficial por meio de uma faixa infravermelha. Com o uso de uma câmera termosensível, a técnica identifica irregularidades que afetam o fluxo de calor na superfície da estrutura”, explica o presidente da Abemec-DF, Gutemberg Rios.
Os ingressos para esta apresentação específica podem ser adquiridos no Sympla neste link.
PMOC
Ainda pelo mesmo evento, será realizado, no dia 3, o seminário sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), processo previsto pelo Ministério da Saúde desde 1998 na Portaria 3.523.
Somente a partir de 2018, com a Lei 13.589, ele foi exigido em todo edifício de uso público ou coletivo que possua ambientes com sistema de ar interior climatizado artificialmente.
“O debate acerca do PMOC faz-se necessário diante dos riscos que a falta de manutenção e controle dos aparelhos de ar-condicionado pode ocasionar às pessoas, como doenças e outros problemas de saúde”, complementa Rios.
Os ingressos para essa apresentação específica podem ser adquiridos no Sympla neste link.