A Scania Brasil, em uma parceria pioneira com a Chemours, substituiu o fluido refrigerante R-134a pelo Opteon™ YF (R-1234yf) em toda a linha de montagem de caminhões em São Bernardo do Campo (SP).
A mudança faz parte de uma estratégia global para atender à Emenda de Kigali ao Protocolo de Montreal, que visa reduzir gradualmente o uso de fluidos refrigerantes HFCs de alto potencial de aquecimento global (GWP).
No caso do Brasil, o congelamento do consumo dessas substâncias começou agora em 2024, devendo atingir a redução máxima, de 80%, em 2045, objetivo que faz de soluções sustentáveis como o Opteon™ YF uma tendência comprovada na climatização de veículos.
Com um GWP 99% menor que o R-134a e ODP zero (potencial de degradação da camada de ozônio), o Opteon™ YF oferece o mesmo desempenho de seu antecessor, mas com impacto ambiental significativamente reduzido.
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A exemplo daquilo que já fizeram fabricantes de veículos leves em mais de 250 milhões de unidades vendidas mundo afora, esse avanço se torna crucial para reduzir o impacto ambiental da frota automotiva, uma vez que em casos de vazamentos do fluido refrigerante -ocasionados por vibrações ou colisões-, o novo fluido refrigerante apresenta potencial de aquecimento global 99% menor.
A iniciativa coloca a Scania Brasil na vanguarda da indústria automotiva, antecipando-se à regulamentação brasileira de redução de HFCs, cujo congelamento começou em 2024 e deve atingir uma redução máxima de 80% até 2045.
Dentre as providências tomadas pela Scania Brasil em São Bernardo do Campo (SP) para aderir a esse novo processo foi definido um novo layout da produção e instalação de um tanque estacionário com 10 toneladas de capacidade de armazenamento e uma máquina de carga para abastecer os caminhões.
As áreas de engenharia das duas empresas trabalharam em conjunto na validação do projeto, execução e acompanhamento dos primeiros lotes de teste até a partida da planta, agora abastecida com o novo fluido refrigerante.