Se depender da Samsung, o desconforto térmico ocasionado pelo vento frio soprado diretamente nas pessoas pelos splits tradicionais está com os dias contados. A empresa começou a introduzir no mercado mundial a tecnologia Wind-Free, que distribui suavemente o ar condicionado nos ambientes através de 21 mil microfuros, a uma velocidade inferior a 0,15 m/s.
A inovação, lançada na Coreia do Sul em novembro do ano passado, está chegando à Europa e aos EUA. Inclusive, esse sistema de resfriamento foi dos grandes destaques da marca na última AHR Expo, mostra internacional da indústria de climatização e refrigeração encerrada ontem (1º) em Las Vegas.
Nas estações quentes, o novo hi-wall reduz o calor rapidamente, por meio do modo Fast Cooling, até atingir a temperatura nominal desejada. Em seguida, o aparelho muda automaticamente para o modo Wind-Free, que reduz até 72% do consumo de energia, em relação ao modo de resfriamento rápido.
Leia também
Midea decide usar substituto do R-410A
Splits ajudam a combater H1N1
Komeco fornece splits e aquecedores a gás para Jogos Olímpicos
Isso ocorre em função do novo Digital Inverter 8-Pole e da tecnologia PowerBoost. O motor de oito polos – que tem oito ímãs, em vez dos habituais quatro – gera menos flutuações de torque, o que reduz a energia total necessária para seu funcionamento. Já o PowerBoost encurta o tempo necessário para o compressor atingir sua velocidade máxima.
“Os consumidores vão gostar das capacidades de climatização e da eficiência desse ar-condicionado em suas casas. Todos vão, realmente, apreciar não ter de lidar com o ar frio e desconfortável, além de contas de luz caras”, avalia Seo Byung-Sam, presidente da divisão de eletrodomésticos da multinacional.
Outra grande vantagem do aparelho é comunicação wi-fi, que permite ao usuário regular a temperatura remotamente, ajustar as configurações, receber atualizações em tempo real sobre o desempenho e o consumo diário de energia e solucionar problemas quando o reparo é necessário.