Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO
No Result
View All Result
Blog do Frio
No Result
View All Result
Engenharia Térmica

Retrofit e manutenção preventiva elevam eficiência de centrais de água gelada

Empreendimentos apostam na substituição de chillers antigos por novos com compressor parafuso ou centrífugo de velocidade variável

Por Redação
4 de outubro de 2018

A substituição de chillers antigos por novos com compressor parafuso ou centrífugo de velocidade variável é uma das principais tendências tecnológicas no mercado de retrofit de centrais de água gelada (CAGs) em edifícios comerciais, assim como a otimização contínua dos sistemas de automação, por meio de algoritmos inteligentes, flexíveis ou flutuantes.

A avaliação é do engenheiro eletricista Fábio Moacir Korndoerfer, diretor comercial da Recomservice. “Outras tendências no setor são a busca por parceiros que façam investimentos de R$ 100 mil a R$ 20 milhões para retrofitar todo o sistema de climatização e o treinamento anual das equipes técnicas com foco em eficiência energética”, afirma.

Segundo ele, só o retrofit de fluidos refrigerantes não será atrativo comercialmente nos próximos anos e deverá perder espaço para a opção de substituir o chiller, ao invés da simples troca de CFCs/HCFCs por alternativas à base de HFCs ou HFOs.

  • Ar-condicionado de shopping economiza 50% de energia após retrofit
  • Sistema multi-split alia design e conforto com economia de espaço
  • Senai da Bahia adota substituto do R-404A

“Equipamentos mais novos serão muito mais eficientes ano a ano, com a predominância para o avanço das tecnologias de velocidade variável e gestão de performance energética por internet”, reforça.

Atualmente, os sistemas de ar condicionado são responsáveis por até 60% do consumo de energia elétrica dos edifícios comerciais, ressalta o engenheiro José Romariz Filho, diretor de novos negócios da empresa paulistana especializada em manutenção de sistemas de ar condicionado e automação.

“Se analisarmos bem, o Brasil tem um potencial incrível de fazer economia. Mas o que vemos, muitas vezes, é a instalação equipamento de alta performance sem um projeto eficiente, e isso não tem muita condição de funcionar, principalmente sem manutenção profissional”, diz.

Engenheiro Fábio Moacir Korndoerfer, diretor comercial da Recomenservice | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica
Engenheiro Fábio Moacir Korndoerfer, diretor comercial da Recomservice | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Casos de sucesso

Durante palestra promovida em setembro na Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, a Recomservice expôs os últimos casos de sucesso da empresa, como o retrofit da CAG de um shopping center localizado na zona oeste da capital paulista.

A instalação dos resfriadores de líquido Carrier 30XW Aquaforce em três casas de máquinas, além da automação completa do edifício, proporcionou redução de 50% do consumo de energia elétrica no sistema de ar condicionado central.

Segundo a Recomservice, os equipamentos de última geração substituíram máquinas ineficientes fabricadas há mais de 25 anos, e operam durante 80% do tempo de funcionamento do ar-condicionado.

Durante o último Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, também realizado em setembro, o gerente de serviços da Trane, Edson Ferrara, falou sobre soluções para sistemas de ar condicionado e apresentou aos especialistas o case do Shopping Flamboyant.

Localizado em Goiânia, o shopping de mais de 132 mil m² de área construída está entre os maiores do Brasil.

Após desenvolver um estudo energético, a Trane avaliou a oportunidade para tornar a planta mais eficaz e desenvolveu um plano personalizado para redução do consumo de energia elétrica, aplicando equipamentos de alta eficiência e sistemas de gerenciamento automatizados.

Edson Ferrara, gerente de serviços da Trane | Foto: Divulgação
Edson Ferrara, gerente de serviços da Trane | Foto: Divulgação

“Com isso, o shopping alcançou cerca de 36% na conta de energia”, diz Ferrara, lembrando que cada empreendimento possui características próprias que irão determinar as estratégias ideais para a implantação de um projeto de modernização dos sistemas de ar condicionado.

Segundo o gestor, a implantação do projeto começou pela troca dos equipamentos. Três chillers de 390 TR foram substituídos por chillers com compressores parafuso, de alta eficiência energética.

Além disso, a obra foi realizada em regime de turnkey, ficando a Trane responsável por toda a execução. Na segunda fase, com o desafio de melhorar ainda mais a eficiência alcançada, foi projetado o sistema de automação, que permitiu a operação conjugada dos chillers, bombas, torres e tanque de termo-acumulação de forma otimizada.

Outro shopping center que investiu na modernização de seu ar-condicionado foi Plaza Macaé. O empreendimento fluminense não tinha nenhum sistema de automação e era baixa a qualidade da climatização, tanto em relação ao consumo de energia quanto ao conforto térmico.

Para automatizar o sistema de HVAC, melhorar o conforto térmico e reduzir o consumo de energia elétrica, a brMalls, maior empresa integrada de shopping centers do Brasil, recorreu à Johnson Controls.

A multinacional instalou dois computadores e quadro de comando para controlar a CAG, modulando as bombas, torres e chillers. Além disso, o shopping fez um aditivo para instalar atuadores nas linhas de água gelada e ar condicionado para fechar e abrir as válvulas, dependendo de qual e quantos chillers estão operando.

Segundo a JC, o sistema também modula a abertura da válvula duas vias dos fancoils de acordo com a temperatura do ambiente a ser refrigerado, controlando a vazão de água gelada.

Seu sistema de controle inteligente, destaca a empresa, prioriza a eficiência, sem deixar de lado o conforto térmico dos usuários do shopping. “O estudo ainda está sendo feito, mas estima-se uma redução de até 20% em comparação ao custo anterior, sem contar a melhoria operacional”, informa Fernando Gonçalves, executivo de contas da Johnson Controls.

“Ainda estamos fazendo alguns ajustes, mas já tivemos o benefício de operar a CAG e as casas de máquinas em automático, obedecendo aos horários sem falha humana em atrasar o horário de ligar ou até mesmo desligar”, revela Rafael Pedrosa, analista de operações do brMalls.

“A automação também está ajudando a manter a temperatura do mall dentro dos padrões da auditoria de qualidade, modulando os equipamentos de acordo com a carga térmica e a temperatura ambiente”, acrescenta.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Tags: Ar-CondicionadoCAGCentral de Água GeladaManutençãoRetrofitSistema de Climatização
Post Anterior

Tecnipar vende linha de equipamentos para construção civil

Próximo Post

Chemours marca presença na 8ª Semana Tecnológica de Refrigeração e Climatização

Posts Relacionados

Grupo Mecalor coloca testes em chillers em novo patamar na América Latina
Engenharia Térmica

Grupo Mecalor coloca testes em chillers em novo patamar na América Latina

Por Redação
3 de maio de 2025
Qual é a vida útil de uma câmara frigorífica?
Engenharia Térmica

Qual é a vida útil de uma câmara frigorífica?

Por Redação
26 de fevereiro de 2025
Nem todo calor é igual, sabia?
Engenharia Térmica

Nem todo calor é igual, sabia?

Por Redação
16 de fevereiro de 2024
Variable Load Chiller (VLC), sistema compacto de climatização de conforto expansível de acordo com a demanda de clientes como hospitais, pequenos edifícios comerciais, hotéis e academias de ginástica, entre outros estabelecimentos | Foto: Divulgação/Klimatix
Climatização

Klimatix e Chemours inovam no mercado de chillers de baixo GWP

Por Redação
15 de dezembro de 2023
Cientistas criam câmara fria de baixo custo para regiões áridas
Ciência

Cientistas criam câmara fria de baixo custo para regiões áridas

Por Redação
29 de julho de 2023
Próximo Post
Amaral Gurgel, consultor técnico da Chemours do Brasil, palestrando na Expedição do Clima, evento técnico promovido pela LG em 5/8/18 no Hotel Anhembi, em São Paulo | Foto: Nando Costa/Pauta Fotográfica

Chemours marca presença na 8ª Semana Tecnológica de Refrigeração e Climatização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Apoiadores

Anúncio da agência do webdesigner mineiro Alexandre Oliveira

Licença Creative Commons
Aviso legal: Os textos postados pelo Repórter do Frio neste blog estão protegidos pela licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.

© 2022 - Web Designer

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

                     
No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • SOBRE NÓS
  • FALE CONOSCO

© 2022 - Web Designer

Utilizamos cookies em nosso site para melhorar a sua experiência de navegação. Ao clicar em "OK", você concorda com o uso de todos os cookies.