As cidades de São Paulo e Sorocaba receberão nesta terça-feira (23/5) e quarta-feira (24/), às 18h, respectivamente, um dos mais concorridos eventos de capacitação no AVAC-R nacional na atualidade – o Resenha Clima Rio, com o refrigerista Job Ney Palmeira.
Realizado em parceria com fabricantes do setor, entre os quais a Chemours, o treinamento técnico visa capacitar e atualizar os profissionais que atuam no setor de climatização e refrigeração. Com foco na instalação e manutenção de sistemas de climatização, o evento também oferece palestras e debates sobre temas relevantes para o setor.
Uma das propostas inovadoras é levar conhecimento de forma objetiva, sem focar em assuntos comerciais, mas em informações práticas e úteis para o dia a dia dos instaladores e técnicos, abordando tópicos como superaquecimento, comportamento do equipamento em condições de sujeira e deficiência, cuidados com o isolamento térmico e a importância do fluido refrigerante de qualidade.
“O instalador quer dados que interessam a ele no campo e no dia a dia, e não foto da fábrica em Manaus, ou que a serpentina é de cobre e que a proteção é ‘megablaster top ultra’. Queremos saber qual a faixa de superaquecimento, como o equipamento se comporta sujo, como se comporta com deficiência. Essa foi minha ideia, ser claro e objetivo”, explica o profissional.
Durante o Resenha, são discutidos temas como a manutenção corretiva em sistemas multi-split e os cuidados necessários para preservar o isolamento térmico e evitar impactos na eficiência energética dos equipamentos, além da seleção dos difusores para sistemas dutados em residências de alto padrão.
- Amaral Gurgel é indicado ao Troféu Oswaldo Moreira 2023
- R-454C, uma solução sustentável para a refrigeração comercial
- Job Ney ministra curso on-line de ar-condicionado Inverter
Outro assunto de destaque é a importância do suporte oferecido pelos fabricantes às redes autorizadas, incluindo o fornecimento de peças e dados técnicos. Os participantes também podem compartilhar sugestões e opiniões sobre a política de garantia dos fabricantes, visando aprimorar o relacionamento e a assistência prestada.
Dentre os diferentes tipos de sistemas abordados no evento, como splits Inverter, multi-splits e splits dutados, os profissionais aprendem sobre as semelhanças e diferenças entre eles, tanto na instalação quanto na manutenção corretiva.
“Teoricamente, são muito parecidos na instalação; e seguindo as boas práticas não tem como errar, mas na manutenção corretiva temos diferenças significativas que se o mecânico não se atentar vai ficar para trás”, alerta Job Ney.
Durante o Resenha Clima Rio, também são compartilhadas dicas para a escolha correta e o dimensionamento adequado dos equipamentos de climatização, destacando os principais erros cometidos pelos profissionais nesse processo, a exemplo de problemas relacionados à carga térmica, instalações fora do padrão e processos incorretos.
Manutenção
Um dos pontos altos do evento está na ênfase dada à importância da manutenção preventiva e corretiva para a durabilidade e eficiência dos equipamentos de climatização. A ideia é compreender que a prática adequada de manutenção pode fazer a diferença na qualidade do serviço prestado, além de contribuir para a ampliação das oportunidades no mercado.
Job Ney reforça que as manutenções preventiva e corretiva são fundamentais para a durabilidade e eficiência dos equipamentos de climatização. “Esse é o tema que pode nos levar a melhorar o mercado, pois a maior dificuldade dos refrigeristas é entender que a trava para seu crescimento está em sua mente, a potência do refrigerista é astronômica se ele entender a força que tem”, complementa.
A sustentabilidade no setor de climatização e refrigeração também é um tema de grande interesse do mercado do frio, e vem ganhando terreno nos debates nas últimas décadas. “Antes de as indústrias cobrarem consciência sustentável do instalador, devem primeiro fazer seu dever de casa e ouvir o cara da ponta, vender e dar treinamento comercial”, ressalta.
A agenda do evento para este ano inclui palestras em Campinas e Ribeirão Preto (SP), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB) e encerrará na cidade do Rio de Janeiro. Inscrições e mais informações podem ser acessadas aqui.