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Ciência

Relatório da ONU confirma baixo GWP do R-1234yf

Potencial de aquecimento global do fluido refrigerante de 4ª geração é menor que o do CO₂

Por Redação
16 de agosto de 2021
Latas do gás refrigerante automotivo à base de hidrofluorolefina (HF | Foto: Divulgação/Chemours
De acordo com relatório do IPCC, GWP do R-1234yf é de apenas 0,501 | Foto: Divulgação/Chemours

O Sexto Relatório de Avaliação (AR6, na sigla em inglês) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) confirmou, mais uma vez, que o R-1234yf tem potencial de aquecimento global (GWP) menor que o do dióxido de carbono (CO₂), principal gás de efeito estufa (GEE) oriundo das atividades humanas.

Publicado na semana passada, o mais recente e completo documento científico da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a crise climática mundial afirma que o GWP do fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) é de apenas 0,501 – o valor do GWP do CO₂ é 1.

  • Efeitos do aquecimento global podem ser irreversíveis
  • IPCC eleva potencial de aquecimento global do R-32
  • Expedição do Clima encerra jornada no Jalapão

“Em função de seu baixo impacto climático e de suas propriedades termodinâmicas semelhantes às do hidrofluorcarbono (HFC) R-134a, o R-1234yf tem sido largamente empregado pela indústria automotiva nos EUA, Europa e Ásia”, lembra o engenheiro mecânico Sérgio Eugênio da Silva, presidente do Departamento Nacional de Ar Condicionado Automotivo da Abrava.

“As montadoras de automóveis estão escolhendo o R-1234yf não apenas por causa de suas características ambientais, mas porque ele também é seguro e fácil de adotar, além de apresentar bom desempenho em todos climas”, acrescenta.

O relatório completo do IPCC está disponível aqui.

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Tags: AbravaAquecimento GlobalAr-CondicionadoAR6AutomóvelClimaClimatizaçãoEfeito EstufaGásGEEGWPHFOHidrofluorolefinaIPCCONUR-1234yfRefrigeranteRelatório
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