O Sexto Relatório de Avaliação (AR6, na sigla em inglês) do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) confirmou, mais uma vez, que o R-1234yf tem potencial de aquecimento global (GWP) menor que o do dióxido de carbono (CO₂), principal gás de efeito estufa (GEE) oriundo das atividades humanas.
Publicado na semana passada, o mais recente e completo documento científico da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a crise climática mundial afirma que o GWP do fluido refrigerante à base de hidrofluorolefina (HFO) é de apenas 0,501 – o valor do GWP do CO₂ é 1.
- Efeitos do aquecimento global podem ser irreversíveis
- IPCC eleva potencial de aquecimento global do R-32
- Expedição do Clima encerra jornada no Jalapão
“Em função de seu baixo impacto climático e de suas propriedades termodinâmicas semelhantes às do hidrofluorcarbono (HFC) R-134a, o R-1234yf tem sido largamente empregado pela indústria automotiva nos EUA, Europa e Ásia”, lembra o engenheiro mecânico Sérgio Eugênio da Silva, presidente do Departamento Nacional de Ar Condicionado Automotivo da Abrava.
“As montadoras de automóveis estão escolhendo o R-1234yf não apenas por causa de suas características ambientais, mas porque ele também é seguro e fácil de adotar, além de apresentar bom desempenho em todos climas”, acrescenta.
O relatório completo do IPCC está disponível aqui.
Comments 2