O estouro de uma válvula reguladora de pressão de um cilindro de nitrogênio – supostamente ocorrido no Rio de Janeiro – feriu gravemente a boca de um refrigerista na semana passada.
O caso ganhou ampla repercussão nos grupos de profissionais do setor na internet, pautando diversos debates técnicos nos últimos dias. Inclusive, as fortes imagens reproduzidas neste post foram compartilhadas, inicialmente, nessas comunidades.
“Infelizmente, o mercado brasileiro foi invadido por reguladores de pressão chineses de baixo custo e qualidade mais baixa ainda, com tampas de zamac fino e menor massa do corpo, aumentando substancialmente o risco de acidentes”, comentou o diretor técnico e comercial da Harris, Anderson Fernandes.
Leia também
- Jovem de 18 anos morre eletrocutado ao instalar ar-condicionado
- Ashrae e Confea querem mais mulheres na indústria de climatização
- Brecha em controle deixa sistema de refrigeração vulnerável a hacker
O uso de nitrogênio como gás protetor durante a brasagem é um método importante para evitar a oxidação interna da tubulação frigorífica. Esse gás é colocado no interior do sistema de refrigeração, devendo ser utilizado durante todo o processo.
E para evitar acidentes em função da falta de controle da pressão no momento da brasagem e pressurização de um circuito frigorífico, o uso do regulador de pressão é essencial.
“Esses dispositivos devem ser produzidos considerando um coeficiente de segurança, mas isso tem sido ignorado, tudo pelo custo. Aliás, coeficiente de segurança acho que nem existe para produtos chineses”, afirmou.
Na avaliação de Fernandes, o Inmetro deveria certificá-los, independentemente de sua origem. “Equipamentos que podem colocar vidas em risco deveriam seguir requisitos mínimos de segurança antes de sua comercialização no Brasil”, acrescentou.
Acidentes envolvendo reguladores de pressão também podem ser causados por falta de manutenção do equipamento, pressa e desconhecimento sobre como manuseá-lo corretamente, conforme salientou o professor Americo Martins Junior, da Thermo Cursos.
“Em uma semana, ocorreram [mais] dois graves acidentes dessa natureza”, lembrou. “O conjunto de cilindro de nitrogênio, assim como outras ferramentas, deve ser revisado periodicamente”, disse.
“O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) também é indispensável durante a realização de serviços de instalação e manutenção de sistemas de refrigeração e ar condicionado”, ressaltou.
Normas e procedimentos de segurança desrespeitados
Não é de hoje que uma parte significativa da mão de obra da área de refrigeração e ar condicionado ignora normas e procedimentos de segurança.
O número crescente de relatos de quedas de escada, explosões de compressores, incêndios e choques elétricos comprova essa triste e preocupante realidade.
As causas desses acidentes, que muitas vezes podem ser fatais ou causar danos irreversíveis à saúde, são variadas, mas a principal delas está ligada, certamente, à falta de habilidade técnica, assim como ao uso de ferramentas, insumos e outros materiais de qualidade inferior.
Enfim, não é necessário ser nenhum gênio para saber que a máxima que diz “o barato sai caro” é mais do que certa nessa indústria. Quem já sofreu um acidente, e por sorte está vivo para contar, que o diga.