Por iniciativa do empresário Lucas Alves, proprietário da assistência técnica Consertolândia, de São Bernardo do Campo (SP), seis colegas desse especialista em refrigeração doméstica, comercial e ar condicionado, juntamente com revendas de peças de uma das regiões mais atingidas pelas chuvas de ontem (10) e hoje na Grande São Paulo, resolveram unir forças em favor das vítimas das enchentes.
Enquanto o refrigerista, ajudado por seus amigos, compromete-se a reparar gratuitamente as geladeiras danificadas pelas águas, as revendas Refrigeração Basso e Refriutilos ficaram de vender, a preços realmente módicos, os componentes que eventualmente necessitem ser trocados em função das fortes enxurradas registradas na maior parte do ABC.
Ao justificar sua atitude altruísta, o profissional lembrou ter sido vítima do mesmo tipo de desastre há cerca de cinco anos, quando sua oficina, então no bairro de Vila Vivaldi, literalmente submergiu, levando-o a recomeçar num local mais seguro.
- Vazamento de amônia em frigorífico deixa 8 funcionários hospitalizados
- Cultura da gambiarra agrava riscos de acidentes na indústria do frio
- Norma deve permitir mais gás inflamável em sistemas de refrigeração
Para quem não teve a mesma sorte e continuou na zona de risco, Alves e os colegas Carlos Leite, Anselmo Fuentes, Caio Rodrigues, Kinkas Conimo e Eduardo Shigueru arregaçaram as mangas e já esperam para amanhã o pico de procura, quando a água baixar.
Em relação a experiências anteriores do gênero, Lucas considera mais difícil a recuperação dos aparelhos atualmente, em virtude do grande volume de eletrônica embarcada.
“As placas ficam na parte inferior, perto do compressor, e elas são muito sensíveis à umidade”, diz. Mesmo assim, ele não desanima. “Vamos ajudar no difícil recomeço dessas famílias, pelo menos nessa parte”, completa.