O técnico em refrigeração André Machado está concorrendo a uma das 55 vagas de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nas eleições deste ano. Ao todo, há 801 candidatos na disputa.
Em campanha desde 16 de agosto, o refrigerista quer ser o primeiro representante da categoria no parlamento gaúcho pelo Partido Liberal, o mesmo do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro, com quem mantém estreita afinidade ideológica.
“Quero ser o deputado das empresas e dos profissionais de refrigeração em nosso estado, trabalhando pela valorização do setor como um todo na próxima legislatura”, ressalta.
- Setor de climatização tem candidato a deputado federal em SP
- Engenheiro Walter Lenzi assume Ashrae Brasil Chapter
- Congresso promulga adesão do Brasil à Emenda de Kigali
Aos 36 anos, o candidato, que começou a trabalhar no segmento aos 11 anos de idade na empresa de refrigeração de seu pai, Vilmar, na cidade de Santo Antônio da Patrulha, na região metropolitana de Porto Alegre, pretende lutar para que a fiscalização em relação à lei federal que trata do plano de manutenção, operação e controle (PMOC) de sistemas de ar condicionado seja efetiva.
“Isso proporcionaria uma melhor qualidade de vida para os usuários desses sistemas nas empresas e também aumentaria, substancialmente, a qualidade dos serviços prestados pelos colegas da nossa classe. Infelizmente, nosso estado ainda não atua como deveria nessa área”, afirma.
Outra bandeira do empresário, responsável pelo canal Tecnofrigo Refrigeração no YouTube, é a desburocratização. “Queremos um estado menos inflado. Afinal de contas, pagamos muito caro pelos materiais utilizados em nossos serviços atualmente, o que reduz, significativamente, a margem de lucro das empresas e dos autônomos”, justifica.
“Cerca de 60% da arrecadação de ICMS do nosso estado é destinada ao pagamento de regalias e funcionamento da máquina pública, o que onera em muito o setor produtivo e estrangula o empreendedorismo”, acrescenta.