Quem enfrenta as altas temperaturas do Brasil enquanto garante que todos desfrutem de ambientes perfeitamente climatizados precisa sempre estar atento aos riscos de segurança e saúde do trabalho.
Afinal, trabalhar no setor de refrigeração e ar condicionado não só envolve encarar o clima predominantemente tropical do nosso país, mas também lidar com riscos específicos do ofício.
Seja por passar horas ao ar livre e trabalhando em altura ou atuar em espaços confinados e superaquecidos com linhas elétricas expostas e vazamentos de refrigerantes, os desafios são muitos. Aqui vão alguns riscos que você precisa mitigar em seu dia a dia:
Máxima atenção com a eletricidade
A segurança em torno de equipamentos elétricos é vital. No trabalho de um refrigerista, o contato com instalações elétricas é constante – e os dias mais quentes tornam tudo mais delicado. Sistemas de ar condicionado, quando sobrecarregados, ficam propensos a falhas.
Na hora de fazer reparos ou substituições, como em motores de ventiladores e compressores, é crucial desligar a energia no disjuntor, e não apenas na unidade. Essa simples ação pode evitar acidentes graves. Lembre-se de sempre usar um medidor com detecção de tensão sem contato para certificar que o sistema está totalmente desligado. Ao encontrar fios expostos, use suas ferramentas de teste e isole-os adequadamente.
- NR-35: Segurança de cima a baixo
- Segurança em 1º lugar: 10 dicas essenciais para os refrigeristas
- 5 diretrizes de segurança para novos refrigeristas
Refrigerantes: cuidado redobrado
Os dias mais quentes exigem que os sistemas de ar condicionado estejam a todo vapor, e a recarga de refrigerantes se torna uma tarefa frequente para os refrigeristas. No entanto, durante esse processo, há risco de exposição a produtos químicos.
Por isso, minimize qualquer contato utilizando o equipamento de proteção adequado, como luvas e óculos. Seguir à risca as recomendações do fabricante é indispensável. E, ao realizar recargas, opte por ferramentas atualizadas e compatíveis com os refrigerantes utilizados hoje em dia, como os fluidos altamente inflamáveis (A3) e os levemente inflamáveis (A2L).
Ferramentas certas = trabalho seguro
Para garantir sua segurança e eficiência, mantenha sua bolsa bem equipada. Não se trata apenas de ferramentas – os EPIs, como luvas, capacetes e botas de proteção, são essenciais para enfrentar os desafios da profissão.
Evite atrasos e riscos desnecessários garantindo que você tenha tudo o que precisa à mão. Além de economizar tempo, você também reduz a exposição ao calor e a outras situações adversas.