A Electrolux desenvolveu um protótipo de um refrigerador no qual todas as peças de plástico visíveis do aparelho são feitas de bioplásticos oriundos de fontes renováveis, que reduzem em 80% as emissões de carbono em comparação com os plásticos convencionais usados atualmente.
A inovação faz parte da estratégia da companhia sueca para criar eletrodomésticos mais sustentáveis, ressalta o comunicado distribuído à imprensa.
Ao contrário dos plásticos comuns, que são feitos à base petróleo, os bioplásticos são provenientes de fontes renováveis, como o milho ou a cana-de-açúcar. Os bioplásticos usados no protótipo da Electrolux também são recicláveis.
-
Vermes invadem refrigerador abandonado
-
Bombeiros de Londres exigem geladeiras mais seguras após incêndio
-
Recarga com GLP faz refrigerador ir pelos ares
O material usado na nova geladeira foi fornecido pela NatureWorks, líder mundial no fornecimento de biopolímeros.
“Estamos muito entusiasmados e orgulhosos por termos desenvolvido a primeira geladeira conceitual de bioplástico do mundo, algo verdadeiramente inovador”, disse Jan Brockmann, diretor de operações da Electrolux.
O refrigerador de bioplástico ainda está em desenvolvimento e, atualmente, não há data para seu lançamento oficial no mercado.
Contudo, o fabricante já se comprometeu a utilizar material reciclado pós-consumo, como o Carborec, um composto de plástico à base de polipropileno reciclado, que estende a vida útil dos polímeros provenientes de recursos não renováveis.