Começou ontem, e vai até a próxima sexta-feira (29), a segunda turma de um curso envolvendo empregabilidade e empreendedorismo, realizado pelo Sindicato local do setor e a Organização Não Governamental Casa Resistências, que funciona no Complexo da Maré.
Desta vez, cerca de 15 moradoras daquele conjunto de 16 comunidades, que margeia a Baía da Guanabara, receberão novamente capacitação técnica e recursos necessários ao seu desenvolvimento pessoal.
É que, juntamente com técnicas de instalação e reparo de equipamentos de frio, elas serão orientadas sobre finanças e outros pré-requisitos para iniciar um negócio, conhecimentos que estão a cargo do Sebrae, nesta programação.
- Comitê de Mulheres da ABRAVA agenda último evento do ano
- Do CFC ao HFO: Vídeo explica quase um século de evolução
- Fatec-SP abre inscrições para o vestibular 2025
O curso inclui ainda mentoria de desenvolvimento pessoal, conduzida pela consultora Silvia da Costa, idealizadora do projeto e membro do Comitê Conexão Comunidades e Bairros-RJ do Grupo Mulheres do Brasil, além de liderar o Núcleo Porto Seguro (BA).
Ao invés de pagar pelo curso, as alunas que o concluírem receberão uma bolsa de R$ 900. Além disso, o programa oferece café da manhã, almoço e lanche, assim como transporte gratuito até o Centro de Treinamento do Sindratar-RJ.
Esta segunda edição da iniciativa decorre, em boa parte, do sucesso da primeira, durante a qual constatou-se um impacto altamente positivo junto às 13 alunas de diversas regiões do Rio e da Baixada Fluminense que participaram.