Lançado em 2019 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Refrigeração, comemorado em 26 de junho, destacará este ano o tema Next Generation Cooling (Refrigeração do Futuro, em tradução livre), com o intuito de celebrar os recursos humanos e as tecnologias que mantêm funcionando um mundo cada vez mais dependente do setor.
A celebração deste ano amplia o tema de 2022, Cooling Matters (Refrigeração é Essencial, em tradução livre), para incluir um olhar mais atento sobre o futuro da indústria de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração (AVAC-R), segundo o idealizador da efeméride, Stephen Gill.
O propósito do tema de 2023 é elevar a conscientização sobre como a indústria de refrigeração moderna está se adaptando e se transformando para responder aos desafios e oportunidades emergentes do setor, que tem buscado fornecer soluções de refrigeração e aquecimento com baixa emissão de carbono em um cenário de mudanças climáticas.
“Nosso setor pode contribuir para a redução do consumo de energia e das emissões de carbono dos sistemas de refrigeração, que estão sendo cada vez mais utilizados à medida que o mundo se torna mais quente e úmido”, diz.
- Treinamento, peças e ferramentas. Por que tanta dificuldade?
- R-454C, uma solução sustentável para a refrigeração comercial
- Ashrae publica norma para avaliação de construções sustentáveis
A Agência Internacional de Energia (AIE) estima que os condicionadores de ar são responsáveis por quase 20% do total de eletricidade consumida em edifícios ao redor do mundo hoje. Além disso, a previsão é que o uso desses aparelhos aumente substancialmente nas próximas três décadas, tornando-se um dos principais impulsionadores da demanda global por eletricidade.
Nesse sentido, Gill enaltece a importância da força de trabalho do setor de controle climático no apoio à refrigeração do futuro. “Precisamos recrutar, treinar e reter pessoas equipadas com o conhecimento e as habilidades necessárias para uma indústria moderna e progressista”, avalia.
“Assim como ninguém espera que as soluções de refrigeração que forneceremos no futuro sejam as mesmas do passado, ninguém deve esperar que a força de trabalho seja a mesma. Essa campanha é uma oportunidade para mostrar o que estamos fazendo agora para garantir que teremos uma mão de obra diversificada e altamente qualificada para a nossa indústria”, salienta.
O setor global é convidado a se juntar à celebração usando as hashtags #NextGenCooling e #WREFD23. Segundo Gill, a campanha pretende criar um diálogo construtivo sobre a importância e a evolução da refrigeração, e o papel crucial que ela desempenha na sociedade.