Testes realizados pela Chemours em cinco fluidos refrigerantes disponíveis comercialmente nos EUA revelaram que a maioria não atende à AHRI 700, norma que especifica métodos de ensaios e níveis aceitáveis de contaminantes nessas substâncias, independentemente de sua origem.
Ao longo de nove meses, a empresa adquiriu cilindros de 11,3 quilos de R-410A de marcas concorrentes para analisá-los. A indústria química afirma que quatro deles, cujos rótulos informavam atender aos padrões do setor, na verdade não conseguiram cumprir as especificações da norma técnica em relação a composição da mistura, umidade e gases não condensáveis.
Embora o R-410A seja geralmente descrito como uma mistura binária entre os hidrofluorcarbonos (HFCs) R-125 (50%) e R-32 (50%), a AHRI 700 permite que suas proporções variem, respectivamente, de 49,5% a 51,5% e de 48,5% a 50,5%.
Dois dos refrigerantes testados pela Chemours extrapolaram essas especificações. O pior exemplo foi de um fluido com 43,58% de R-32 e 56,42% de R-125.
- 20% dos HFCs vendidos na Europa são contrabandeados
- Fábrica de alimentos adota sistema com baixa carga de amônia
- Revisão de norma amplia carga de inflamáveis em sistemas frigoríficos
Outros dois fluidos refrigerantes apresentaram níveis de contaminantes acima dos limites permitidos. Um, em particular, excedeu as especificações tanto para umidade quanto para gases não condensáveis.
Em outro ensaio semelhante, a Chemours diz que também encontrou no mercado cilindros de R-404A e R-407C contendo misturas “de baixa qualidade”.
Embora esses fluidos sejam classificados como não inflamáveis (A1), a companhia adverte que composições incorretas, gases não condensáveis e alta umidade podem torná-los inflamáveis, aumentando o risco de acidentes no setor.
Fluidos refrigerantes fora de especificação também podem ocasionar aumento da temperatura de descarga, danos no compressor e no dispositivo de expansão, baixa capacidade de refrigeração e diminuição da eficiência energética dos sistemas de refrigeração e ar condicionado, alerta a Chermous.