Fundado em 2008, o Departamento de Qualidade do Ar de Interiores (Qualindoor) da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) completou, em abril, dez anos de atividades.
Entre os objetivos do Qualindoor está “ser referência como fórum técnico e porta-voz do tema de qualidade do ar interno e água para sistemas de ambientes interiores”.
E os resultados obtidos validam esta missão: são mais de mil palestras realizadas, cursos com cerca de mil participantes, parcerias com Anvisa, Cetesb e outros órgãos governamentais e revisões de normas, entre outra ações em prol do setor.
Para Eduardo Brunacci, presidente do Qualindoor, “esses dez anos representam uma história de conquistas, de progressos em nível nacional, disseminando informações, ampliando as responsabilidades de profissionais da área e por consequência levando ao conhecimento dos consumidores os grandes benefícios que a qualidade do ar de interiores trás para todos”.
-
Ar-condicionado agrava riscos do tabagismo passivo
-
Abrava tira dúvidas sobre Lei do PMOC
-
21% das torres de resfriamento do Brasil têm Legionella
Vários fatores foram fundamentais para a criação do Qualindoor, como as tendências dos projetos de arquitetura das edificações modernas, somados ao aumento dos índices de poluição atmosférica e sonora que favoreceram e induziram a utilização de sistemas de climatização e ventilação artificiais (ou mecânicos).
Consequentemente, percebeu-se que a queda do padrão de qualidade do ar interno acarretava danos inevitáveis aos ocupantes, exigindo assim maior atenção e cuidados no cumprimento de leis, normas e resoluções técnicas.
Neste sentido, o Qualindoor visa garantir a qualidade do ar interno por meio de ações voltadas à organização, interlocução, integração e conscientização de práticas comerciais e tecnológicas de entidades e empresas deste setor.
As ações e conquistas do departamento podem ser conferidas em seu site.