A qualidade do ar interno no comércio da capital gaúcha foi tema de encontro entre diretores da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav) e o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas), Paulo Kruse, na última quarta-feira (31).
Ambas as entidades querem que os comerciantes porto-alegrenses tenham mais conhecimento sobre a importância de estabelecerem medidas que contribuam para a melhoria das qualidade do ar em seus estabelecimentos.
Durante a reunião, os representantes da Asbrav, Sérgio Helfensteller e Mario Henrique Canale, destacaram os benefícios que são percebidos nos ambientes quando há tratamento adequado do ar, como aumento da produtividade e redução de custos de manutenção de equipamentos de ar condicionado.
- Conbrava 2019 abre inscrições
- Ar-condicionado é “insalubre e sexista”, protesta feminista radical
- Asbrav lança podcast para o mercado de climatização e refrigeração
Também foi destacada a melhoria do bem-estar dos clientes, mas fundamentalmente dos trabalhadores que permanecem por mais tempo nos recintos fechados.
A intenção é que, por meio dos canais de comunicação da do Sindilojas e de possíveis palestras, sejam apresentados aos lojistas mais detalhes da legislação sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC).
A Lei Federal 13.589 estabeleceu a obrigatoriedade do PMOC, porém há ainda negociação para a regulamentação do tema.