Três ônibus da capital paulista já estão circulando pela cidade com um equipamento inovador de fotohidroionização (PHI, na sigla em inglês) de ação contínua instalado nos dutos de seus sistemas de ar condicionado.
Segundo o distribuidor, o produto recém-introduzido no Brasil combina tecnologias de tratamento de ar interno que também possibilitam a descontaminação de balaústres, bancos e catracas sem a necessidade de limpeza a cada parada dos veículos nos terminais e pontos finais.
A empresa informa que a inovação atingiu eficácia comprovada de até 98% na eliminação de patógenos, mofo, odores e compostos orgânicos voláteis, entre outros contaminantes, em testes realizados sob supervisão da SPTrans por laboratórios independentes durante um ano e meio.
- PBH treinará mão de obra para manipular R-290 e R-32 no setor de splits
- Filtro de ar antiviral inativa coronavírus em veículos
- Ônibus de Salvador recebem filtros de ar-condicionado anticoronavírus
Ao final desse longo processo, a tecnologia, que possui diversas certificações internacionais, obteve autorização de uso por parte da autarquia que gerencia o sistema de transporte de ônibus em São Paulo, conforme revela o representante comercial Armando Scarcella Júnior.
Patenteado e fabricado pela norte-americana RGF Environmental e comercializado sob a marca Halo Led, o produto é composto por uma luz ultravioleta (UV) e uma célula de oxidação avançada que produz o peróxido de hidrogênio.
O dispositivo promete ser efetivo até contra o novo coronavírus e suas variantes, proporcionando ainda mais segurança para os passageiros e funcionários das companhias de transporte coletivo.
“O peróxido de hidrogênio, na concentração que o equipamento funciona, é totalmente seguro para a saúde das pessoas, inclusive aliviando quadros de rinite, por exemplo”, assegura o executivo.