Depois de semanas consecutivas com preços estabilizados e, por vezes, em baixa, o preço do frete marítimo aumentou neste início de ano, segundo o World Container Index.
O relatório, produzido pela consultoria britânica Drewry, leva em conta as oito rotas comerciais que ligam a Ásia à Europa e aos EUA.
Segundo a análise, o preço dos contêineres subiu 1,1% nos primeiros dias do ano, o que elevou o custo de um contentor de carga padrão (40 pés) para US$ 9.408,81, valor 80% mais alto do que o registrado um ano atrás.
A ligeira alta registrada na primeira semana de 2022 não chega nem perto dos patamares recordes alcançados no final de setembro e início de outubro de 2021, mas rompe a tendência de queda iniciada no final de outubro e a subsequente tendência de estabilização atingida em dezembro passado.
Leia também
- Após alta histórica, preço do gás refrigerante cai até 60%
- Custo do frete marítimo segue estável
- Autosserviço, uma tendência no varejo de refrigeração
Os analistas da Drewry avaliam que os preços do transporte naval devem subir mais nas próximas semanas e prejudicar a cadeia de abastecimento de commodities e outros produtos, em função das festividades relativas ao Ano Novo chinês, que será celebrado em 1º de fevereiro.
A conhecida Semana Dourada Chinesa, que começa sempre na véspera do Ano Novo Lunar, será entre 31 de janeiro e 6 de fevereiro e é um feriado nacional, ou seja, o país asiático para durante sete dias.